Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

09/02/2018 - 09:09 - Atualizado em 09/02/2018 - 09:09
CTI alerta sobre falso e-mail dos Correios
Centro de Tecnologia da Informação - 09/02/2018 - 09:09
Os Correios divulgaram, no site oficial, um comunicado sobre falsos e-mails que usam o nome do órgão para aplicar golpe virtual. A armadilha utiliza remetentes que parecem verídicos, como “atendimento@correios.com.br”. A mensagem contém links maliciosos e instala arquivos executáveis para infectar o computador dos usuários e acessar informações pessoais
 
Os cibercriminosos também usam como estratégia assuntos que podem chamar a atenção das pessoas para abrirem o e-mail – atualização de dados de cadastro e recebimento de telegrama virtual (“Você recebeu um Telegrama Nacional”), por exemplo. Veja a seguir como funciona o golpe de phishing e como se proteger da ameaça.
 
Entenda o golpe
 
Phishing é um golpe que rouba senhas e informações pessoais das vítimas por meio de e-mails falsos de empresas conhecidas e confiáveis. Neste caso, os criminosos usaram diversos remetentes associados ao nome dos Correios para enganar os usuários. São eles:
 
 
De acordo com o site dos Correios, os falsos e-mails se referem a diversos assuntos que podem induzir o usuário a clicar em no link malicioso para buscar encomenda, confirmar o número do objeto postado e saber mais informações.
 
Os endereços eletrônicos usados pelos criminosos são:
 
    www/pub/licitacoescorreioscartaconvite.cmd
 
Além dos links maliciosos, os cibercriminosos usam o e-mail para instalar arquivos executáveis anexos ( no formato *.exe) para infectar o computador do usuário.
 
O conteúdo do e-mail aborda a suposta atualização de dados cadastrais para retirar encomendas, problema de entrega por conta do grande movimento de final de ano ou greve, encomenda SEDEX, chegada de telegrama virtual – chamado de “Você recebeu um Telegrama Nacional (correios.gov.br)” e pedido que menciona cadastros ou Sistema de Licitações dos Correios.
 
Como se proteger
 
Para ajudar os usuários a se protegerem do golpe virtual, os Correios alertaram que o envio de e-mails aos clientes é feito exclusivamente em algumas situações e apenas se o pedido for realizado com antecedência. Nessa categoria estão os serviços de envio de telegramas, aviso da chegada de encomendas e recadastramento.
 
Segundo os Correios, caso a pessoa não tenha feito a solicitação e receba um e-mail supostamente do órgão, não abra o conteúdo e os links enviados. Recomenda-se também apagar a mensagem da sua caixa de entrada.
 
Divisão de Suporte ao Usuário dos campi da UFU 
Tópicos: 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2018. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal