Pular para o conteúdo principal
comunicado

Inscrições abertas para a Capacitação em Desenvolvimento Sustentável

Publicado em 12/07/2016 às 09:09 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:26

A Prefeitura Universitária (PREFE), por meio de sua Diretoria de Sustentabilidade Ambiental (DIRSU) e em parceria com a Divisão de Capacitação (DICAP), promove o 4º Curso de Capacitação em Desenvolvimento Sustentável para Técnicos Administrativos. As aulas terão início no dia 2 de agosto e término no dia 1° de setembro. Acontecerão nas terças e quintas-feiras, entre 13h30 e 17h30. As inscrições devem ser realizadas  até o dia 31/07/2016, no site da PROGEP .

O curso de 40 horas  visa contribuir para a progressão de carreira. Além disso, a iniciativa tem o intuito de ampliar o conhecimento teórico/prático e sensibilizar para questões de sustentabilidade, com a perspectiva de agregar valor à vida profissional e pessoal do servidor. Serão disponibilizadas 75 vagas para servidores técnicos administrativos de todas as unidades acadêmicas e administrativas. A capacitação contará com 10 professores de diversas áreas. Os eixos temáticos serão divididos em módulos com aulas expositivas, debates, simulações e videoconferências.

Conteúdo:

Segurança do Trabalho I:  1- Risco da atividade ou do ambiente (caracterização detalhada e agravos a saúde e integridade física) 2- Medidas de Controle 3- Procedimentos de segurança e de emergências 4- Exercício de evacuação de área (se possível) 5- Adicionais Ocupacionais;

Segurança do Trabalho II: 1- Acidentes de trabalho; 2- Equipamento de Proteção Individual; 3- Combate ao Incêndio - Teoria e Prática. Mobilização em REDES e Estratégias para Promoção de Saúde; Saúde Ambiental; Fundamentos de Educação Ambiental e Sustentabilidade; Educação ambiental e hábitos ecológicos; Trânsito e Acessibilidade; Crianças e Consumo Sustentável; Gestão de Resíduos Solídos; Produção e Consumo Sustentáveis.

A aprovação do participante nas ações de capacitação dependerá da frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), da carga e 70% (setenta por cento) de aproveitamento. Cabe à DICAP emitir declaração de conclusão, ou expedir e registrar certificados de conclusão do curso, em concordância com a Programação Anual de Capacitação – 2013, da Pró-Reitoria de Recursos Humanos.

De acordo com as diretrizes de responsabilidade socioambiental do Ministério do Meio Ambiente, “a capacitação é uma ação que contribui para o desenvolvimento de competências institucionais e individuais nas questões relativas à gestão socioambiental e, ao mesmo tempo, fornece aos servidores oportunidade para desenvolver habilidades e atitudes para um melhor desempenho de suas atividades, valorizando aqueles que participam de iniciativas inovadoras e que buscam a sustentabilidade. Os processos de capacitação promovem ainda um acesso democrático à informações, novas tecnologias e troca de experiências, contribuindo para a formação de redes no setor público”. (Fonte: mma.gov.br)

 

Anexo
Palavras-chave: Capacitação

A11y