comunicado

Nota de falecimento: professor Paulo Roberto de Almeida, do Instituto de História

Publicado em 03/12/2023 às 18:04 - Atualizado em 03/12/2023 às 18:23

É com profundo pesar que o Instituto de História comunica o falecimento do professor aposentado Paulo Roberto de Almeida, no dia de hoje (03/12/2023).

O velório será a partir das 21h30 na Funerária Paz Universal, Sala Cristal. O corpo será cremado às 11 horas do dia 04/12, no Cemitério Parque dos Buritis, em Uberlândia.

Paulo de Almeida, Paulinho para os mais próximos, fez sua graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Em sua atuação profissional buscou contemplar os processos de resistência da classe trabalhadora, movimentos sociais, memórias de trabalhadores tendo tido uma contribuição importante para os estudos acerca das experiências dos trabalhadores.

Paulo Almeida foi destacado professor nos estudos da História Social do Trabalho, sendo referência especialmente da Linha História e Movimentos Sociais do Programa de Pós-Graduação em História da UFU, tendo sido coordenador do Programa, Diretor de Unidade e referência para algumas gerações de estudantes de História da UFU.

Paulo Almeida articulava sua experiência profissional, como docente e pesquisador com sua militância política, tendo sido entre outras funções importantes, presidente da ADUFU-SS, de 1998-2000.

Neste momento de dor, o Instituto de História se solidariza com amigos e familiares, especialmente sua esposa e sua filha.

PAULO ALMEIDA, PRESENTE!

Palavras-chave: Nota Falecimento Instituto de História velório