Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

Institucional

 

A Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (DIRCO/UFU) é um órgão suplementar vinculado à Reitoria, cuja finalidade precípua é a de estabelecer laços com a comunidade acadêmica e com a sociedade na qual se encontra inserida. Esses vínculos se efetivam por meio da divulgação dos atos e ações administrativas, bem como ao tornar pública a produção do conhecimento científico, suas atividades de ensino e extensão.

Assim, os resultados de pesquisas, eventos, projetos e programas sociais e de caráter cultural devem ser compartilhados por meio dos meios de comunicação – rádio, TV, jornal e site - tanto com o público institucional, quanto com a imprensa e mídia local, regional e nacional. Para tanto, faz-se necessário alimentar e manter uma rede não só de informação, mas, sobretudo, de interação entre as instâncias públicas e aquelas de caráter político social que tangenciam os valores éticos e democráticos e o desenvolvimento sustentável. Essa política se viabiliza por meio da convergência de interesses recíprocos entre a DIRCO e a Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). Essa Fundação, de caráter privado, se consubstancia na produção e veiculação de programas de rádio e televisão educativas, com o objetivo de contribuir para a melhoria da educação e cultura (Art. 4º Estatuto RTU).

Os interesses conexos entre DIRCO e RTU se tornam concretos à medida em que se estabelece a inter-relação com a UFU no que diz respeito a:

  • Divulgação de eventos de interesse desta instituição, da cidade e da região;
  • Proporcionar estágios práticos para discentes UFU e demais IES;
  • Dar suporte a projetos de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico de interesse da UFU e, primordialmente, à inovação, criando condições mais profícuas ao estabelecimento de relações com o ambiente externo (Parágrafo Único – Art. 4º - Estatuto da RTU).

Portanto, a comunicação organizacional integrada, desenvolvida pela DIRCO em parceria com a RTU, é determinante para a divulgação do conhecimento produzido pela Universidade a seus públicos diversos, o que fortalece a imagem institucional da UFU, ao tornar a informação qualificada acessível, de forma transparente, como estabelecem os princípios da comunicação pública.

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2017. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal