06/11/2014 - 11:19 - Atualizado em 21/11/2014 - 15:54
Exposição da arquiteta Lina Bo Bardi acontece em Uberlândia
A abertura está marcada para o dia 7 de novembro
Aline Pires (Estagiária de Graduação)

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promove a exposição da arquiteta Lina Bo Bardi. Esta Exposição faz parte das comemorações do centenário de nascimento da arquiteta completado em 2014.

A abertura da exposição acontece no dia 7 de novembro, as 18h,  na Igreja Espírito Santo do Cerrado, que fica na Av. Dos Mognos, número 355, Bairro Jaraguá. No dia 28 de novembro, às 20h, será realizada uma mesa redonda com dois arquitetos que foram colaboradores dela, André Vainer e Marcelo Ferraz, e um dos diretores do Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi, o artista plástico Edmar de Almeida cuja exposição "Repassos – Edmar e as Tecedeiras do Triângulo Mineiro” também está funcionando na Igreja. Antes da mesa redonda haverão apresentações culturais homenageando o centenário da arquiteta. A visitação ficará aberta entre os dias 10 de novembro a 5 de dezembro.

Lina Bo Bardi nasceu na Itália, e se mudou para o Brasil com o marido Pietro Maria Bardi, crítico de arte, para criar a sede do Museu de Arte de São Paulo (MASP). A relação de Lina com a cidade de Uberlândia começa em 1975 com a exposição realizada juntamente com o artista Edmar José de Almeida, que teve como conceito mostrar as tapeçarias feitas pelas tecedeiras de Martinésia, distrito de Uberlândia, e das cidades de Abadia dos Dourados e Araguari.  No ano seguinte, Lina foi convidada para desenvolver o projeto da Igreja do Espírito Santo do Cerrado, um conjunto arquitetônico religioso localizado no Bairro Jaraguá. O local funciona como um espaço comunitário para a população.

Organização:
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design