Instituto de Química produz álcool glicerinado para Hospital de Clínicas

Produção foi possível com utilização de materiais doados

Publicado em 16/04/2020 às 11:06 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Percebendo a escassez de álcool 70%, tanto em gel, quanto glicerinado e líquido, “tentei buscar alguma maneira de contribuir, fazendo uso dos conhecimentos que temos de química”. Assim, surgiu a iniciativa do professor Marcos Pivatto, do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia (IQ/UFU). O esforço resultou na produção de 100 litros de álcool glicerinado que serão entregues ao Hospital de Clínicas da UFU, na próxima segunda-feira, 20/04.

O material foi produzido no laboratório 1D 05, do Instituto de Química da UFU, com a ajuda de professores, alunos da pós-graduação e técnico do laboratório. De acordo com Pivatto, foram adotados “todos os cuidados de assepsia do laboratório e, também, dos professores e alunos, com uso adequado dos equipamentos de proteção individual (EPIs), conforme as recomendações dos órgãos de fiscalização”.

Foram produzidos 100 litros de álcool glicerinado 70% utilizados para assepsia das mãos.  “Fizemos testes para preparar o álcool em gel 70%, porém, o espessante utilizado para dar a consistência de gel, que é o carbopol, desapareceu do mercado e, assim, não preparamos esse álcool, nesse primeiro momento. Ainda conforme o professor, a equipe também está apta para preparar o álcool líquido, a 70%, que é mais simples e utilizado para assepsia de superfícies como bancadas e mesas.

Professor Marcos Pivatto, entre as doutorandas Letícia Masako Takahashi e Thamires Rodrigues Freitas; e o técnico Moacir Fernandes Ferreira Júnior (à direita), no laboratório 1D 05, do Instituto de Química da UFU. (Fotos: Arquivo pessoal)

Como foi produzido

Após autorização da direção do Instituto de Química da UFU, foi feito um levantamento dos produtos existentes no almoxarifado. “Pude constatar que faltavam os principais insumos, que são: o álcool líquido e o carbopol para preparação do álcool em gel 70%, além dos frascos de envase”. Após esta verificação, de acordo com o professor, foram feitos contatos com ex-alunos, profissionais e pró-reitorias. A proposta era conseguir doações ou a compra dos insumos que faltavam. Por meio da doação de 100 litros de álcool 70%, da Usina Aroeira de Tupaciguara, e da aquisição dos frascos de envase, pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), “conseguimos comprar os frascos de envase que chegaram essa semana”, explica o professor.

Com os insumos disponíveis, foram preparados 100 litros de álcool glicerinado 70% que contém 2% de glicerina. A produção foi envasada em frascos de aspergir, com capacidade de 500 mL cada. Assim, no total foram produzidos 200 frascos do álcool para assepsia das mãos.

“Agora, dependemos de mais doações"

Este primeiro lote produzido será entregue ao Hospital de Clínicas, na próxima segunda-feira, dia 20. No entanto, o professor já faz o apelo para novas doações. "Com o preparo desse primeiro lote, esperamos conseguir doações de outras usinas, empresários e lojistas que tenham álcoois ou insumos que possam e queiram doar. Com isso, poderíamos ampliar as doações para instituições de caridade, o que era um dos objetivos iniciais”, reforça Marcos Pivatto.

As doações podem ser feitas no Instituto de Química da UFU onde, de acordo com o professor, existem as condições adequadas para que os insumos sejam armazenados com segurança no laboratório. Quem puder fazer qualquer tipo de doação pode entrar em contato com o professor Marcos Pivatto, pelo e-mail pivatto@ufu.br, ou via WhatsApp, no número (34) 98809-9977.

Palavras-chave: UFUContraOCorona instituto de química álcool glicerinado Hospital de Clínicas COVID-19 UFU