Divulgação Científica

Rede de Divulgadores da Ciência da UFU ganha logo para unir projetos

Arte foi criada pela estudante Viviane Aiko, do curso de Design

Publicado em 22/07/2021 às 15:17 - Atualizado em 18/01/2024 às 11:22

A Rede de Divulgadores da Ciência da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é uma iniciativa da Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP/UFU). O objetivo da Rede é fortalecer as iniciativas de divulgação científica existentes na UFU, e alguns trabalhos já estão sendo desenvolvidos, como uma série de reportagens especiais sobre os projetos de divulgadores participantes.

Agora, a Rede tem uma identidade visual, desenvolvida pela estudante Viviane Aiko, do quarto período do curso de Design da UFU e estagiária da Divisão de Divulgação Científica. De acordo com ela, um dos principais desafios foi trazer, para a prática, a abstração que até então era a Rede de Divulgadores. “Minha maior dificuldade foi a abstração de ideias, porque a Rede é algo que a gente não vê e que estava começando, não sabíamos direito o que ela viria a ser”, explica a estudante.

(Arte: Viviane Aiko)

Inicialmente, foi escolhida para o logo a já citada abstração de símbolos. Desse modo, a artista escolheu alguns elementos que a remetia quando se pensava na Rede. Foram então selecionados a caixa de diálogo, por causa do contato dos divulgadores; o símbolo de compartilhamento, pela troca de informações entre os integrantes e deles para o público em geral; e a lâmpada, por remeter à ideias e inovação, justamente pela Rede ser algo novo na UFU.

Símbolos de inspiração para criação do logo (Figuras: Site flaticon.com)

Alguns integrantes da Rede colaboraram nas ideias durante o processo de criação, como Juliana Miranda e Emerson Almeida, que sugeriram a utilização de raízes, que também remetem a conexão, e a aproximação ao formato de lâmpada. Sobre a paleta de cores, foi utilizado o azul escuro, por relembrar o logo da UFU e por causa de seu aspecto calmo e sóbrio, em contraste com o laranja, que é uma cor mais viva e dinâmica. “No logo eu quis trazer o azul, que remete algo mais sério e institucional, mas ao mesmo tempo, o laranja, que traz a pegada da Rede de ser algo moderno, dinâmico e que se aproxima do público”, comenta Aiko.

(Arte: Viviane Aiko)

Já a tipografia vem em contraste às cores utilizadas. Mesmo com um aspecto moderno, foi escolhida uma tipografia sem serifa, que fosse um pouco mais institucional. Já na versão reduzida, que será a mais utilizada nas redes sociais, foi usado algo mais estilizado, que mescla tanto o reto com o curvo, e mostra uma certa fluidez.

Os trabalhos de Aiko na Divisão de Divulgação Científica já são conhecidos na UFU. É ela a responsável pelas as artes do Comunica Ciência (editoria do portal Comunica UFU e dos perfis oficiais da universidade nas redes sociais) e pelo material imagético do podcast Ciência ao Pé do Ouvido.

Viviane Aiko, criadora da identidade visual da Rede (Foto: Arquivo Pessoal)

O selo com o logo será utilizado nas publicações referentes à Rede nos canais da UFU. Caso ainda não faça parte da Rede de Divulgadores e queira colaborar, basta entrar em contato pelo e-mail comunicaciencia@ufu.br. Além disso, o Comunica Ciência tem um canal no Telegram. Para fazer parte, basta acessar o link: https://t.me/comunicacienciaufu.

Palavras-chave: Rede de Divulgadores da Ciência da UFU