Fim de ciclo

Semana de Colação de Grau começa por Patos de Minas

Cerimônias de formaturas nos cursos de graduação são presenciais e acontecem em todos as cidades em que a UFU tem campus

Publicado em 26/04/2023 às 11:27 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Formando André Carlos Pereira Matos, em seus discurso de homenagem aos professores e técnicos administrativos. (Fotos: Milton Santos)

Na noite desta terça-feira, 25/4, foi dada a largada na Semana de Colação de Grau da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A primeira cerimônia, das seis a serem realizadas, aconteceu na cidade de Patos de Minas, no Salão de Festas House Fest, às 19h, e contou com a presença de 25 formandos dos cursos de Biotecnologia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações que são ofertados gratuitamente pelo campus da instituição na cidade. Os agora egressos colaram grau referente ao período letivo 2022/1.

Estiveram presentes na solenidade e compuseram a mesa diretiva, o prefeito de Patos de Minas, Luis Eduardo Falcão; o presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, Gladston Gabriel da Silva; o superintendente de Ensino de Patos de Minas, Carlos Coimbra. Representando a UFU, participaram do evento os seguintes gestores: Carlos Henrique Martins, vice-reitor, representando o reitor; Kárem Ribeiro, pró-reitora de Graduação; Matheus de Souza Gomes, assessor da Reitoria em Patos de Minas; Carolina Poswar de Araújo, representando a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis; Valéria Maria Rodrigues, representando a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura; Alexandrina Alzamora, representante da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas; Ilmério Reis, diretor de Ensino e presidente da Comissão Permanente de Colação de Grau; Guilherme Ramos, coordenador do curso de Biotecnologia; Carla Zanella, coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos; Pedro Lima Betarini, coordenador do curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações; e Claudilene Ribeiro, paraninfa do curso de Biotecnologia e representante dos paraninfos dos demais cursos.

Durante a cerimômia, a oradora das turmas, Thais Gonzaga, falou sobre a importância do pertencimento enquanto turma em sala de aula, bem como a necessidade de se ter apoio. Laila Alonso, em seu discurso na homenagem aos pais e familiares, também destacou a relevância do suporte familiar na trajetória até a conclusão do curso. Claudilene, em sua fala às turmas, relembrou a pandemia e que quase metade da caminhada acadêmica dos estudantes destes cursos, que estavam ali colando grau, foi via ensino remoto e quão importante é a celebração presencial e a possibilidade de encontrar, frente a frente, alunos e colegas. Também sobre a condição sanitária que enfrentou o Brasil - e, consequentemente, a UFU -, Carlos Henrique Martins, aprofundou-se um pouco mais, ao lembrar que dentro da condição de isolamento social também passamos, enquanto instituição, por descredibilidade no conhecimento científico, base de uma universidade, e cortes nas verbas de fomento às pesquisas e instituições de ensino. Ainda de acordo com o vice-reitor, o cenário atual é de esperança com o aumento de bolsas de pesquisa e o fato do atual governo estar aberto ao diálogo.

Em clima de festa e despedida, o formando Roberto Tardelli, do curso de Engenharia de Alimentos, que ingressou no ano de 2012 na universidade, disse ter sido uma fase de descobertas profissionais em sua vida e que essa celebração encerra esse ciclo com todos que estiveram presentes durante a graduação, amigos, familiares e colegas de curso. Já Marcelo Duarte, de 47 anos, agora formado em Biotecnologia, afirmou, entre risadas, estar se despedindo das incansáveis vezes que foi confundido com professor.

Confira mais imagens do evento, pelas lentes do fotógrafo Milton Santos, nas galerias especiais: PARTE 1 e PARTE 2.

As comemorações continuam!

Anota aí: em Monte Carmelo, a cerimônia é no dia 26/4, quarta-feira, no Espaço Vivendas às 19h. Em Ituiutaba, o evento é dia 27/4, quinta-feira, no Palácio Ponto Alto Eventos, também às 19h. E em Uberlândia, as solenidades acontecem em três horários diferentes, no dia 29/4, sábado - todas elas, no Castelli Master.

Formandos e convidados, durante a Cerimônia de Colação de Grau da UFU referente ao semestre letivo 2022/1

Palavras-chave: colação de grau ufu 2022/1 colação de grau presencial