HCU-UFU esclarece sobre suspensão de procedimentos eletivos

Data de Publicação: 07/12/2013 - 10:03

Por Marco Cavalcanti

Faltam recursos para manter as atividades do hospital
Em entrevista coletiva na última sexta-feira, 06/12, a direção do Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) e a Superintendência Regional de Saúde falaram sobre a suspensão dos procedimentos eletivos a partir de segunda-feira, 9 de dezembro. O diretor geral do HCU-UFU, Miguel Tanús Jorge, explicou que o hospital está com grave falta de recursos para manter suas atividades. Ressaltou que a decisão de suspender os procedimentos eletivos não teve outro motivo que não a priorização dos recursos para manter as atividades de Urgência/Emergência, para que mortes e sequelas graves não ocorram por falta de atendimento rápido e eficaz. Destacou também que qualquer mudança que leve à obtenção da estrutura necessária para estes atendimentos será seguida do retorno das atividades suspensas. “Esforços estão sendo envidando não só para solucionar o problema imediato, como também para prevenir situações semelhantes no futuro”, explicou o diretor geral. A diretora Técnica, Aglai Arantes, afirmou que recursos emergenciais já estão sendo conseguidos. Alguns serão repassados pela Universidade Federal de Uberlândia e pelo Ministério da Educação. “Devemos receber cerca de 1milhão da UFU e 1, 6 milhão do MEC”, afirma. Outros também estão sendo aguardados como parcelas do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do Sistema Único de Saúde (Pro-Hosp) da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, e os decorrentes da repactuação do contrato de metas com a Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia. Aglai Arantes, explicou que o HCU-UFU realiza cerca de 600 cirurgias eletivas por mês. “A realização ou o cancelamento de procedimentos serão avaliados dia a dia”. Ela destacou ainda que o agendamento seguirá o fluxo normal e que os pacientes serão comunicados pela equipe do hospital quanto à realização ou não dos procedimentos a que serão submetidos.