Curso de Engenharia Aeronáutica recebe doação de Aeronave

Data de Publicação: 23/12/2013 - 11:35

Por elianemoreira@dirco.ufu.br

Modelo Embraer Xingu servirá de laboratório prático para estudantes
  Informações curso Engenharia Aeronáutica   O Curso de Graduação em Engenharia Aeronáutica da UFU recebeu, por meio de doação, na sexta-feira, 20/12, da empresa Algar Aviation de Uberlândia uma aeronave EMBRAER XINGU. O translado da aeronave foi acompanhado pelo Coordenador do curso, professor Odenir de Almeida, pelo professor Giuliano Gardolinski Venson e o Engenheiro Luis Antônio da Faculdade de Engenharia Mecânica. A aeronave, apesar de não operacional e com as partes desmontadas, servirá como laboratório prático para os alunos do curso de engenharia aeronáutica. Disciplinas específicas do curso, como Sistemas de Aeronaves, Projeto de Aeronaves, Estruturas e Manutenção, se beneficiarão dos componentes do avião. “A parceria com a Algar Aviation vem sendo construída desde 2011, sendo para os alunos do curso de graduação em engenharia aeronáutica, uma oportunidade de contato com o setor de manutenção e operação aeronáutica, através de visitas ao centro de manutenção da Algar Aviation em Uberlândia. Agora, com essa doação, pretendemos aprimorar os laboratórios existentes favorecendo aos alunos um contato direto com o objeto de estudo”. Sobre a Aeronave   O Embraer EMB-121 Xingu é uma aeronave bimotor de médio porte para uso executivo, com motorização turboélice e cabine pressurizada, com capacidade para transportar confortavelmente seis ou sete passageiros em viagens interestaduais, desenvolvida e fabricada no Brasil a partir da década de 1970 pela Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica, que utilizou como base o projeto de asa do turboélice bimotor para transporte regional de passageiros - Bandeirante.