105,9 MHz: a nova FM da UFU no Pontal

Data de Publicação: 24/01/2014 - 15:06

Por fabiano@ufu.br

A emissora educativa da FACIP/UFU deve iniciar as transmissões no próximo semestre
Fabiano Goulart    Na tarde desta sexta-feira (24), o Reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Elmiro Santos Rezende, recebeu do Ministério das Comunicações ofício relativo à habilitação da Universidade no processo de outorga do serviço de radiodifusão (canal 290 E, frequência 105,9 MHz), com fins exclusivamente educativos para a cidade de Ituiutaba, onde se encontra a Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP), o campus da UFU na cidade. Uma equipe de profissionais da Diretoria de Comunicação Social (DIRCO) da UFU trabalha nos aspectos legais e técnicos para a implantação da emissora. Após a assinatura do termo de outorga pelo Ministro da Comunicações, Paulo Bernardo Silva, a Universidade terá 90 dias para entregar o projeto técnico ao Ministério e dar sequência ao processo de implantação. O local de instalação do sistema irradiante, que abrigará antena, torre e transmissor, foi definido por profissionais técnicos da DIRCO e da Prefeitura Universitária e fica dentro do campus da FACIP/UFU. A expectativa do início das atividades é para o segundo semestre deste ano e a programação inicial deverá ser produzida e irradiada em conjunto com a Rádio Universitária de Uberlândia (107,5 MHz), mediante convênio de mútua colaboração a ser firmado.