UFU organiza o V Congresso Brasileiro de Informática na Educação

Evento será realizado de 24 a 27 de outubro; primeiro lote de inscrições, com preços promocionais, vai até 31/07

Publicado em 12/07/2016 às 10:57 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:11

Após Rio de Janeiro-RJ (2012), Campinas-SP (2013), Dourados-MS (2014) e Maceió-AL (2015), Uberlândia receberá a próxima edição do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), que é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O evento, agendado para os dias 24 a 27 de outubro, será realizado no Center Convention e terá a coordenação de três docentes da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (Facom/UFU): Márcia Aparecida Fernandes, Carlos Roberto Lopes e Fabiano Azevedo Dorça. As inscrições estão abertas pela internet, no site em que podem ser encontradas todas as informações sobre o congresso: http://www.cbie2016.facom.ufu.br/pt/. Os preços de primeiro lote serão praticados até 31/07.

Os principais objetivos do CBIE são debater e promover avanços e soluções na área de Informática na Educação, visando aos desenvolvimentos do ensino e da educação no Brasil em todos os seus níveis, por meio do uso de tecnologia. Além disto, é um evento de nível internacional, com palestras de renomados pesquisadores do Brasil e de outras partes do mundo. Entre os participantes já confirmados, estão Nara Pimentel - UnB (coordenadora da Universidade Aberta do Brasil), Rosa Maria Vicari - UFRGS (pesquisadora das áreas de Inteligência Artificial e de Informática na Educação), e os pesquisadores da área de Informática na Educação Dr. Kinshuk - University of Athabaska/Canadá e Peter Brusilovisky - University of Pittsburgh/EUA.

A programação do congresso traz como destaque o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) e o Workshop de Informática na Escola (WIE), mas também contempla outras atividades, tais como: workshops específicos; minicursos; concurso de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso; mesas redondas; e concurso de softwares para área de Informática na Educação.

De acordo com a professora Márcia Fernandes, o público-alvo do CBIE abrange estudantes de graduação e pós-graduação, professores do ensino básico (das redes municipal, estadual e particular) e superior, pesquisadores e profissionais das áreas de Educação, Computação e Informática na Educação. "Assim como ocorreu nas edições anteriores, o congresso continuará explorando a discussão sobre a integração pesquisa e empresa. Com a escolha do tema 'Tecnologia Educacional: O que usar? Como usar? Onde buscar?', pretende-se avançar as discussões sobre a educação e o ensino através de tecnologias, bem como sobre a necessidade do empreendedorismo para introdução e efetivação da Informática na Educação", aponta ela.

Nome do Responsável
Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia – FACOM/UFU