18/10/2013 - 08:57 - Atualizado em 18/02/2014 - 10:46
UFU recebe curso na área da tecnologia
O treinamento ocorreu entre os dias 14 e 17 de outubro.
Portal Comunica UFU

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), juntamente com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realizou o curso de IPv6.

UFU recebe treinamento

O treinamento ocorreu entre os dias 14  e 17 de outubro, no Bloco 1B, laboratório 5, de 9h às 18h. Foram 4 dias de palestra, gratuita, para os servidores e a comunidade, em geral. Segundo o servidor técnico-administrativo da UFU, Itamar Peixoto, o curso é uma oportunidade para as pessoas da área da tecnologia e da informática se atualizarem.

Tiago Jun Nakamura, analista de projetos do NIC.br, explica que cada dispositivo na internet tem um número de identificação exclusivo (computador, impressora, etc) chamado endereço IP (Internet Protocol ou Protocolo de Internet). Este endereço é o meio que o dispositivo utiliza para se comunicar com a internet, seja em uma rede local ou pública. Com o esgotamento de endereços IPv4 (IP versão 4), se fez necessária a adoção de um novo protocolo de endereçamentos para que a internet continuasse crescendo, implementando, assim, o IPv6.

Treinamento

Treinamento UFU

O IPv4 possuía, aproximadamente, 4 bilhões de  endereços, porém são mais de 7 bilhões de usuários. Com o esgotamento dos endereços, foi necessário implementar o IPv6 que trouxe mais de 340 undecilhões de novos endereços.