10/01/2014 - 09:16 - Atualizado em 23/01/2014 - 09:21
Facip aprova projeto de desenvolvimento social
Trabalho trará investimento de 250 mil reais ao Campus Pontal
Portal Comunica UFU

O projeto intitulado “Centro de Engenharia para o Desenvolvimento Social”, da FACIP/UFU, concorreu a um edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na linha “Apoio ao fortalecimento de incubadoras tecnológicas de economia solidária”, que trará R$ 250.000,00 de investimentos ao Pontal. A proposta visa fortalecer o processo de incubação do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (CIEPS/UFU), por intermédio da constituição de um Centro de Engenharia para o Desenvolvimento Social (CEDS/UFU).

O objetivo do CEDS/UFU é desenvolver projetos de Engenharia (nas várias modalidades, tais como, Engenharia Mecânica, Elétrica, Química, Civil e, especialmente, Produção, etc.) para comunidades mais vulneráveis, popularizando e democratizando o acesso ao conhecimento em técnicas e tecnologias produtivas avançadas para a adequação ergonômica, gerando trabalho e renda, segundo uma perspectiva de modelos de desenvolvimento.

Durante o desenrolar das atividades, a aplicação participativa da Ergonomia contemporânea será fundamental e orientará as ações do CEDS/UFU do CIEPS/UFU na Região do Pontal do Triângulo Mineiro. Assim, será consolidado o processo científico e pedagógico destinado a promover a organização de trabalhadores para a produção, comércio justo e consumo consciente, tendo como princípio central, a busca de melhores condições de trabalho e elevar a qualidade de vida de forma solidária e sustentável.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Hilano Carvalho, do curso de Engenharia de Produção da FACIP/UFU, "o foco central do CEDS/UFU é o desenvolvimento humano e social, construindo uma base material sob relações sociais de produção democráticas e humanizadoras, em consonância com os princípios norteadores da Economia Solidária, conformando, criticamente, modelos de desenvolvimento democráticos e não autoritários, portanto, para além do ideário taylorizante."

Atualmente, o CIEPS/UFU em Ituiutaba, conta com a participação de professores e alunos do curso de Engenharia de Produção e do curso de Serviço Social da FACIP/UFU.

Professores de outras unidades acadêmicas e profissionais de Engenharia que tenham interesse em conhecer o projeto CEDS/UFU ou de compor a sua equipe, podem entrar em contato com o professor Hilano Carvalho pelo e-mail: hilanorc@pontal.ufu.br ou pelos telefones (34) 3271-5250 ou 3271- 5226.

TÓPICOS: