Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

27/05/2014 - 10:24 - Atualizado em 27/05/2014 - 10:25
Grupo de Psicanálise de Uberlândia conversa com imprensa
Em pauta o novo projeto Psicanálise e Cinema

Na próxima quinta-feira, 29/5, às 11h20, acontece na Casa da Cultura de Uberlândia uma apresentação para imprensa do Projeto Psicanálise e Cinema, do Grupo de Psicanálise de Uberlândia.

Durante o encontro, a psicanalista Denise Rosa Goulart e o jornalista Márcio Alvarenga vão falar sobre os objetivos do Projeto que será desenvolvido ao longo deste ano, com edições a cada dois meses, bem como os detalhes sobre o novo formato que possibilita plena integração com a plateia.

Um novo olhar para o filme

O cinema e a psicanálise se encontram nos esconderijos da alma humana, já que sua matéria prima é a mesma: as múltiplas e ricas expressões de nossas emoções. Conhecidas ou desconhecidas, aceitáveis ou não, sempre elas, as emoções, os sentimentos buscam seu lugar em nossas mentes e em nossas ações. A sétima arte, o cinema, assim como a psicanálise,vai de encontro à necessidade essencial do homem, de dar um sentido ao seu mundo.

Psicanálise e Cinema

O projeto “Psicanálise & Cinema”, faz uma aproximação com a comunidade, contribuindo com seu conhecimento das emoções humanas, na expansão da percepção e compreensão dos fenômenos expressos no filme, provocando nos participantes sentimentos que vão desde a indagação sobre si mesmo e o mundo a sua volta, até uma acolhedora vivência de sentir-se compreendido.

O filme Cópia Fiel estreia o novo formato

O Filme Cópia Fiel, de Abbas Kiarostami, marca da estreia do novo formato do Projeto. A exibição será na sexta-feira 30/5, às 19h30, na Casa da Cultura. Logo após a exibição, haverá os comentários da psicanalista Denise Rosa Goulart, do jornalista Márcio Alvarenga e a participação do público.

Sobre o filme

James Miller (William Shimell) é um filósofo inglês que vai a uma pequena cidade da Toscana apresentar seu livro sobre o valor da cópia na arte. Chegando lá, encontra Elle (Juliete Binoche), uma francesa que é dona de uma galeria de arte há muitos anos, que vive com seu filho pré-adolescente (Adrian moore). Eles passam a tarde juntos. Ao mesmo tempo em que vão se conhecendo, começam a desenvolver um complexo jogo de interpretação de personagens.

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2019. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal