Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

28/05/2014 - 11:40 - Atualizado em 05/06/2014 - 17:03
Jornalismo Canibal - Os Abutres Têm Fome
Márcio Alvarenga participa do Papo Filosófico
por Autor: 
José Amaral Neto

O Papo Filosófico acontece no dia 6 de junho, a partir das 20h, no Armazém Literário, que fica na Rua Teixeira Santana, 54, no Fundinho. Na oportunidade, o jornalista e escritor Márcio Alvarenga, da Rádio Universitária de Uberlândia, conversa sobre o seu mais recente livro, Os abutres têm fome, com o filósofo Mario Alves. O livro faz referência a 44 filmes que tratam de jornalismo e jornalistas e servem para ilustrar uma abordagem que demonstra que a imprensa já não representa o quarto poder.

O espaço que os telejornais têm destinado para as notícias sobre segurança pública tem demonstrado de forma evidente o quanto essa modalidade de jornalismo tenta  capturar a audiência. O livro Os abutres têm fome vai mais além, ao abordar os aspectos éticos, quando profissionais da imprensa se envolvem no trato com processos jurídicos, maquinações políticas, intolerância religiosa, ideológica, irresponsabilidade militar e outros aspectos do cotidiano.

Os abutres têm fome descortina uma nova modalidade jornalística, o "jornalismo canibal", aquele que explora a tragédia humana. Um outro aspecto para questionamento, a violência do cinema e televisão, estimula ou exorciza a violência de quem assiste. O livro foi lançado no dia 23 de abril e se encontra à venda no Armazém Literário e na Agência Itacolomy.

No Papo Filosófico o jornalista e escritor Márcio Alvarenga e o filósofo Mario Alves conversam sobre o jornalismo canibal e a plateia participa da discussão. A entrada é franca.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2019. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal