28/05/2014 - 11:49 - Atualizado em 29/05/2014 - 08:46
UFU faz evento para Dia Mundial do Meio Ambiente
Serão apresentados filmes do TED e TEDx sobre sustentabilidade
Aline Pires (Estagiária de Graduação)

Ainda que todos os dias sejam dias de proteger e respeitar o planeta, no dia 5 junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e para incentivar a discussão sobre as causas ambientais, a Prefeitura Universitária da UFU realiza o evento “O TED x Debate Ambiental”. A atividade acontece na  terça-feira 03/06, às 13h30, no Auditório A, do Bloco 5O, no campus Santa Mônica.

No evento serão apresentados vídeos com a temática da sustentabilidade, produzidos em conferências TED e TEDx. O TED é um evento que acontece em vários países e reúne palestras sobre temas inovadores que duram até 18 minutos, são gravadas e postadas no TED.com. De acordo com a Diretoria de Sustentabilidade da UFU (DIRSU), responsável pela organização, os filmes abordam temas que servirão tanto para inspirar a sensibilização, quanto para instigar o compartilhamento de ideias, impressões e pontos de vista que podem disseminar ações e iniciativas em prol do desenvolvimento e conservação do bem comum, na Universidade.

Eunir Augusto Reis, integrante da DIRSU, ressalta que a utilização de documentários rápidos, ao invés de um filme de longa duração deve dar dinâmica ao debate, permitindo a abordagem de vários temas, como eficiência energética, política nacional de recursos hídricos, recuperação de áreas degradadas, fotojornalismo e incentivos para projetos ambientais. Para conduzir a discussão estarão presentes o Prefeito de Universitário,  Reges Eduardo Franco Teodoro e representantes das três diretorias que compõe a Prefeitura: Diretoria de Sustentabilidade Ambiental (DIRSU), de Infraestrutura (DIRIE) e de Logística (DIRLO). Os interessados podem se inscrever no link http://www.sustentavel.ufu.br/node/180