27/05/2014 - 15:00 - Atualizado em 27/05/2014 - 15:26
UFU promove 1º Seminário pela Alfabetização na Idade Certa
O evento é uma ação de capacitação de professores do ensino fundamental
Aline Pires (Estagiária de Graduação)

Acontece, nos dias 01 a 04 de junho, o 1º Seminário de Acompanhamento da Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O evento ocorre nos anfiteatros do Bloco 3Q e 5O, no Campus Santa Mônica, a partir das 8 horas. O encontro é voltado para professores inscritos pelas prefeituras de Uberlândia e região.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Dentro do pacto, as universidades têm, principalmente, o papel de ministrar cursos para capacitar orientadores de estudo e professores alfabetizadores além de consolidar a importância da formação continuada dos docentes e refletir sobre o currículo dos primeiros anos do ensino fundamental. Na UFU, o desenvolvimento das ações se dá através da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Proex) e do Núcleo de Educação Infantil, Alfabetização, EJA e Práticas Educativas, vinculado à Faculdade de Educação.