26/06/2014 - 18:14 - Atualizado em 23/07/2014 - 17:26
Jazz by Jazz
Entre os 10 mais do Brasil
José Amaral Neto

Criar. Ato inerente ao ser humano que sabe o que é o sucesso e como se chega até ele. Não o sucesso do ter, mas o do ser. E isso diferencia os jazzistas dos outros mortais. Assim é a percepção de Ronaldo Albenzio, conhecedor das notas que formam a melodia do jazz e de seus criadores. Albenzio é um realizador criativo.

É dele o comando do programa Jazz by Jazz da Universitária FM 107,5 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que vai ao ar todos os domingos, às 19 horas, desde julho de 2001. Portanto, neste ano de 2014 completa 13 anos de sucesso.

Na Wikipédia existe uma definição sobre o que é jazz:  “manifestação artístico-musical originária dos Estados Unidos. Tal manifestação teria surgido por volta do início do século XX na região de Nova Orleans e em suas proximidades, tendo, na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam, um de seus espaços de desenvolvimento mais importantes.” – CRIATIVIDADE. Esse é o tom do jazz e dos ouvidos bem apurados de Ronaldo Albenzio.

Um fato novo vem acontecendo nas ondas que fazem do programa Jazz by Jazz o sucesso que é. É o seguinte: desde o início de 2014, o seu som vem sendo compartilhado com o mundo através do blog http://www.republicofjazz.blogspot.com, que disponibiliza todos os sábados uma nova produção.

E, como evidencia seu criador, Ronaldo Albenzio, “é um programa com objetivo de divulgar o músico e a música jazzística em todas as suas fases e vertentes, inclusive os músicos e interpretes brasileiros.” Com certeza esse é o diferencial que o faz ser referência no site “Republic Of Jazz”. Na avaliação anual do Clube de Jazz de Belo Horizonte o Programa Jazz by Jazz está entre os 10 melhores do Brasil.

No próximo dia 22 de agosto, na Sala Camargo Guarniere do Bloco 3M do Campus Santa Mônica da UFU, Ronaldo Albenzio recebe convidados e amantes do jazz para comemorar o 13º ano  do programa Jazz by Jazz. Criar é o fôlego de fazer acontecer!