11/06/2014 - 17:18 - Atualizado em 23/06/2014 - 12:22
Segurança na UFU
Universidade divulga esclarecimento
Portal Comunica UFU

O assunto tráfico de drogas na UFU é de grande interesse e responsabilidade da atual gestão administrativa. É necessário contextualizar essa questão. De fato, a universidade reconhece que esse é um tema recorrente há mais de 10 anos. Todavia, desde o ano de 2013, a situação se agravou, não só na instituição, mas na região e no país como um todo, e a Universidade não é uma ilha isolada da sociedade na qual se insere. Diversas universidades brasileiras têm vivido esses problemas e cada uma delas, pela sua autonomia, tem buscado soluções diferenciadas.

Assim, a UFU tem tomado medidas efetivas. Dentre elas, a nomeação, pela Reitoria, de uma comissão para estudar o assunto, cujas conclusões e propostas serão apresentadas no dia 28/06/2014 ao Conselho Superior (Consun) para apreciação e encaminhamentos.

Para além disso, foram realizados dois seminários temáticos, com representações não só de discentes, docentes e técnicos administrativos da UFU, mas também de outras instituições acadêmicas e do Poder Judiciário. Foram apresentadas experiências e discutiram-se as múltiplas possibilidades de abordagens da questão.

Diversas câmeras de segurança foram instaladas em espaços específicos dos campi para que a equipe de vigilância da UFU possa garantir tranquilidade às pessoas que frequentam a universidade. A estratégia de segurança tem se mostrado mais ativa, com a presença de vigilantes nos locais mais vulneráveis ao tráfico. Para melhorar a iluminação e a visibilidade, foram podadas árvores que proporcionavam maior sombreamento, de modo a promover a segurança para a presença e o trânsito de pessoas entre os prédios. Está em andamento uma campanha educativa alertando e esclarecendo a comunidade sobre as consequências do tráfico e o uso e abuso de álcool e outras drogas, com o uso da Rádio e Televisão Universitária, outdoors, faixas e o portal de notícias comunica.ufu.br. Estão sendo realizadas ações sistemáticas de prevenção, tratamento e combate ao uso e abuso de álcool e outras drogas pelo Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras Drogas (Caps AD/UFU) e pelo Setor de Atenção às Dependências Químicas (Oficina da Vida), o qual é ligado à Pró-Reitoria de Recursos Humanos (Proreh), com atividades permanentes de  triagem  – com diagnóstico clínico, neuropsicológico, social e familiar –,  acolhimento, tratamento, treinamento de habilidades para a prevenção e proteção de situações de riscos e recaídas, oficinas terapêuticas, atividades de relaxamento, alongamento, esportes, meditação, música e atividades de lazer e cultura, dentre outras.

Temos mantido um bom relacionamento com as Polícias Militar e Federal no sentido de estabelecer parcerias. O que não queremos é uma UFU militarizada, pois ela é o espaço democrático e público propício à produção do conhecimento, à pesquisa, ao ensino, à extensão e à inovação tecnológica em benefício de toda a população.

TÓPICOS: