Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

11/07/2014 - 13:01 - Atualizado em 11/07/2014 - 13:56
Grupo Luta pela Vida é credenciado no Pronon
Mobilização permanente na luta contra o câncer
por Autor: 
José Amaral Neto

por Daniela Malagoli, estagiária de Jornalismo 

 

O Pronon - Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica - foi implantado pelo Ministério da Saúde por meio do decreto de número 7.988, de 17 de abril de 2013, e faz parte de um conjunto de programas que buscam incentivar ações e serviços de entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos no combate ao câncer. Dentre as áreas prioritárias dos projetos do Pronon, destacam-se a de ampliar os serviços de casas de apoio às pessoas com câncer e apoiar pesquisas nas áreas da oncologia. A ONG Luta pela Vida agora é credenciada ao Pronon. Em parceria com a UFU e a FAEPU (Fundação de Assistência Estudo e Pesquisa de Uberlândia), o grupo é responsável pela construção e manutenção do Hospital do Câncer em Uberlândia, que, atualmente, atende por mês mais de 1.800 pacientes de mais de 60 cidades.

Neste momento, é preciso a aprovação do projeto pelo Ministério da Saúde, com a finalidade de que se desenvolva ações e serviços no âmbito do Programa. Desde que foi implantado, o Ministério da Saúde recebeu 83 pedidos de credenciamento, dos quais 73 foram aceitos. Em Minas Gerais, foram 5 instituições com 8 projetos aprovados, totalizando um valor de aproximadamente 22 milhões de reais.

Criado em 1996, a ONG Luta pela Vida procura oferecer aos pacientes e familiares melhores condições de tratamento para a cura do câncer. Além disso, tem buscado mobilizar pessoas e empresas para obter os recursos necessários para o Hospital. “Cuidados Paliativos” e “Núcleo de Prevenção e Pesquisa do Câncer” são alguns dos programas da ONG. Cerca de 450 voluntários, divididos em 20 equipes, trabalham para proporcionar apoio psicossocial e material aos pacientes e familiares. Além disso, o grupo realiza vários trabalhos com crianças que estão em tratamento contra o câncer.

 As ações da ONG incluem o contato com doadores, promoção de eventos, realização de feiras e bazares, dentre outros. Todas as ações, ligadas também à humanização do ambiente hospitalar, são mantidas por doações da comunidade e das empresas de Uberlândia e região. Para o administrador do grupo Luta pela Vida, Daniel Antunes, a expectativa é que os projetos do grupo sejam aprovados pelo Ministério da Saúde para que isso seja revertido em melhorias no atendimento aos pacientes. Ele também acredita que o Pronon é uma fonte importante de recursos e oferece, dessa forma, condições de igualdade em relação a outras áreas, como a cultura e o esporte.

Para mais informações sobre o grupo, acesse o site http://www.hospitaldocancer.org.br/

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2019. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal