08/07/2014 - 10:52 - Atualizado em 17/07/2014 - 14:44
Relatório parcial de autoavaliação da UFU já está disponível
Processo está sendo feito em três etapas
Marco Cavalcanti

Em busca do aprimoramento da gestão acadêmica, a UFU está experimentando uma nova forma de autoavaliação institucional. No novo formato, iniciado no fim de 2012, o processo que identifica fragilidades e potencialidades nas unidades acadêmicas e administrativas da universidade passou a ser realizado em três etapas anuais articuladas.

“As ações na universidade não mudam de um ano para o outro. As coisas demoram. A gente tinha que pensar em uma forma de avaliação num ciclo, em vez de todo ano fazer isso”, lembra Maria Lúcia Bento, diretora da Diretoria de Avaliação Institucional (Dirai) e coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

O relatório parcial referente à primeira etapa das avaliações do ciclo 2013-2016 já está disponível no portal da UFU (www.cpa.ufu.br). Ele traz uma análise das fragilidades e potencialidades identificadas nos relatórios de 2010 a 2012 e um acompanhamento das ações oriundas da avaliação institucional de 2012. “Queríamos que os gestores dissessem para gente o que cada um fez a partir dos dados de 2012”, conta a coordenadora.

Ao aprimorar constantemente a forma de avaliar, essa comissão — nomeada em 2013 — propôs avaliações com metodologias diversificadas e pensou em cadernos de respostas específicos, de acordo com cada segmento. Contudo, para deixar os servidores anônimos, o número do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), ou número de matrícula dos discentes, necessário para a participação nas pesquisas, será transformado em um número fantasia, de tal forma que não é possível identificar o respondente. “Nós queremos que os docentes, os discentes, os técnicos administrativos e a sociedade civil façam parte dessa pesquisa para que possamos detectar, cada um no seu espaço, as potencialidades e as fragilidades”, reforça Maria Lúcia Bento.

Para a formação da CPA são nomeados representantes da administração superior, dos docentes, dos discentes, dos técnicos administrativos e o da sociedade civil organizada. Cada um desses segmentos tem representação dos seis campi da universidade.

Conforme o cronograma da CPA, os próximos formulários estarão disponíveis na internet entre os meses de outubro e dezembro deste ano. Veja o projeto de autoavaliação institucional da 2013/2016 e mais outras informações no endereço www.cpa.ufu.br.