18/09/2014 - 08:58 - Atualizado em 18/09/2014 - 09:08
Vigilantes participam de seminário nacional
Terceirização do setor foi um dos temas discutidos
Marco Cavalcanti

Doze vigilantes da UFU participaram do XXIII Seminário Nacional de Segurança das Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) e Educação Básica Técnica e Tecnológica (EBTT), realizado de 8 a 13 de setembro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal (RN).

No evento foram discutidos temas como terceirização e a abertura de concurso público, dependência química nas universidades, sistema de segurança e tecnologia da informação, aposentadoria e legislação.

“Junto com as outras instituições a gente luta por contratação de novos vigilantes, por concurso público já. Essa é uma das nossas bandeiras, o nosso ‘carro-chefe’”, afirma, em contraponto à terceirização do setor, o vigilante da UFU Genoncione Cunha, coordenador da região Sudeste no seminário. “Não somos contra os terceirizados, às pessoas, somos contra a terceirização”, observa Cunha, destacando o compromisso dos servidores orgânicos (efetivos) com a universidade. Para ele, por causa das características da terceirização, como a rotatividade de funcionários, o laço dos terceirizados com a instituição fica prejudicado.

Na UFU 286 vigilantes e 74 porteiros e recepcionistas são terceirizados. Vigilantes orgânicos são 48.  Segundo Edmilson Silva, vigilante que trabalha na fiscalização de contratos, a discussão é política. “Cabe a nós provar que o nosso cargo não é extinto e que há a necessidade de abrir concurso público”, diz.

A participação no seminário também foi uma oportunidade para os vigilantes trocarem experiências sobre a participação deles na organização do trânsito nos campi e no enfrentamento de problemas, como o uso de álcool e outras drogas nas universidades. O próximo seminário será realizado em Belo Horizonte, em 2015.