Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

18/09/2014 - 08:58 - Atualizado em 18/09/2014 - 09:08
Vigilantes participam de seminário nacional
Terceirização do setor foi um dos temas discutidos
por Autor: 
Marco Cavalcanti

Doze vigilantes da UFU participaram do XXIII Seminário Nacional de Segurança das Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) e Educação Básica Técnica e Tecnológica (EBTT), realizado de 8 a 13 de setembro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal (RN).

No evento foram discutidos temas como terceirização e a abertura de concurso público, dependência química nas universidades, sistema de segurança e tecnologia da informação, aposentadoria e legislação.

 “Junto com as outras instituições a gente luta por contratação de novos vigilantes, por concurso público já. Essa é uma das nossas bandeiras, o nosso ‘carro-chefe’”, afirma, em contraponto à terceirização do setor, o vigilante da UFU Genoncione Cunha, coordenador da região Sudeste no seminário. “Não somos contra os terceirizados, às pessoas, somos contra a terceirização”, observa Cunha, destacando o compromisso dos servidores orgânicos (efetivos) com a universidade. Para ele, por causa das características da terceirização, como a rotatividade de funcionários, o laço dos terceirizados com a instituição fica prejudicado.

Na UFU 286 vigilantes e 74 porteiros e recepcionistas são terceirizados. Vigilantes orgânicos são 48.  Segundo Edmilson Silva, vigilante que trabalha na fiscalização de contratos, a discussão é política. “Cabe a nós provar que o nosso cargo não é extinto e que há a necessidade de abrir concurso público”, diz.

A participação no seminário também foi uma oportunidade para os vigilantes trocarem experiências sobre a participação deles na organização do trânsito nos campi e no enfrentamento de problemas, como o uso de álcool e outras drogas nas universidades. O próximo seminário será realizado em Belo Horizonte, em 2015.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2019. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal