Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

22/09/2015 - 18:22 - Atualizado em 24/09/2015 - 15:02
Reitor fala sobre segurança nos campi da UFU
Universidade envia projeto à PM e planeja monitoramento com câmeras
por Autor: 
José Amaral Neto

Reunido na tarde desta terça-feira (22/09), em seu gabinete, com o grupo que forma a atual gestão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), para falar sobre a segurança na instituição, o reitor Elmiro Santos Resende enfatizou que “nosso maior patrimônio são as pessoas”.

Segundo o professor, é com esse pensamento que sua gestão vem construindo mecanismos para viabilizar a segurança da comunidade UFU em seus campi. Resende reforçou ainda que a UFU não está inerte e que há estudos permanentes sobre a questão da segurança na instituição.

A UFU já encaminhou um projeto à Polícia Militar (PM) de Minas Gerais que cria uma estratégia de ação nos campi da universidade. No momento, o projeto está no comando geral da PM em Belo Horizonte e a UFU aguarda a finalização da análise para sua viabilização.

Além disso, a UFU estuda a formulação de um edital de licitação para contratação de empresa responsável por elaborar e executar um projeto de monitoramento da vigilância nos sete campi da UFU, 24 horas por dia, com câmeras de alta definição. Essas duas medidas ainda estão sendo estudadas do ponto de vista da aplicabilidade técnico-financeira e legal.

Sobre a tentativa de estupro sofrida por uma estudante do curso de Física Médica, nas dependências do prédio da Faculdade de Direito (Fadir), nesta segunda-feira (21/09), o reitor declarou que “a UFU tem objetivado colaborar na elucidação deste problema. O boletim de ocorrência já está nas mãos da Polícia Civil e também com a delegada Juliana Machado Acipreste, responsável pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, em Uberlândia”.

A universidade, segundo Resende, tem intensificado suas ações de vigilância e monitoramento, inclusive, com aumento de pessoal. “Existe um planejamento estratégico pensado permanentemente por essa administração e o apoio da PM faz parte de sua concepção”, disse o reitor. Resende também evidenciou que tem tratado, nas revisões dos convênios com as empresas terceirizadas, a prioridade em ampliar o corpo interno de vigilância.

“Estamos estudando a possibilidade de utilizarmos o prédio da FAU para que este se torne a central de monitoramento de vigilância da UFU, num sistema integrado. Temos dedicado atenção especial a isso”, revelou o reitor.

Coletiva

Nesta quinta-feira, 24 de setembro, às 9h30, o reitor Elmiro Santos Resende fará, em seu gabinete, no prédio da reitoria, no campus Santa Mônica, uma coletiva de imprensa sobre a segurança na UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2019. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal