23/10/2015 - 16:43 - Atualizado em 23/10/2015 - 16:58
UFU investe em melhorias no campus Umuarama
Aumento da demanda energética visa atender novas necessidades da comunidade acadêmica

Equipe da Cemig troca equipamentos da rede elétrica na área externa do campus Umuarama. Foto: Prefeitura Universitária

A Prefeitura Universitária da UFU assinou Carta Acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para aumento da demanda de energia do campus Umuarama de 850 para 1100 kW (kilowatts) por hora, a fim de atender às novas necessidades de energia elétrica da comunidade acadêmica. A reforma começou no dia 21 de outubro, com o desligamento da energia do campus, para troca de postes, fiações e equipamentos na área externa.

Márcio Henrique Bassi, engenheiro eletricista da UFU, explica que essa demanda por maior capacidade energética surge com o crescimento da universidade como um todo, com o maior uso de equipamentos elétricos.

Bassi explica que "o governo exige que a demanda registrada fique próxima do contratado, não pode ficar sobrando", então, em momentos de clima quente, com maior uso de aparelhos como ar condicionado, pode haver oscilação na transmissão de energia.

Serão necessários outros desligamentos da energia elétrica no campus Umuarama para conclusão do serviço e a Cemig avisará com um prazo de 15 dias de antecedência. Para outros campi, já estão em andamento estudos para verificar a necessidade de expansão da demanda de energia.