25/07/2016 - 16:53 - Atualizado em 25/07/2016 - 16:54
Alexandre Cardoso apresenta sistema de Realidade Virtual no 43º Siggraph
Principal evento de computação gráfica e interatividade do mundo acontece nos EUA
Renata Neiva

Sistema RVCemig. Foto: Arquivo do pesquisador.

Até 28 de julho, o professor Alexandre Cardoso, da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt), representa a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no principal evento de computação gráfica e interatividade do mundo — o 43º International Conferenceand Exhibitionon Computer Graphics & Interactive Techniques (Siggraph), que reúne pesquisadores na Califórnia, Estados Unidos.

Cardoso foi convidado para apresentar o “RVCemig”, um sistema de Realidade Virtual inédito, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisas em Realidade Virtual (GRVA) da UFU, em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e com a CGW. O sistema possibilita as operações de controle das subestações e usinas da Cemig, dentro do Centro de Operações do Sistema (COS Cemig), em Belo Horizonte.

“Para isso, foram desenvolvidas representações virtuais dos arranjos reais de campo e concebidas estratégias de associações de tais representações com as informações oriundas dos componentes reais”, explica Alexandre Cardoso, coordenador do projeto.