Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

12/08/2016 - 17:10 - Atualizado em 17/08/2016 - 15:42
Agência Intelecto promove na UFU debate sobre sistema para criação de peixes
Tecnologia social produz alimento em pequenos sítios, chácaras ou quintais da zona urbana
Por: 
Hiago Nascimento (Estagiário de Graduação)

A Agência Intelecto, órgão ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realiza um debate sobre o Sistema para criação de peixes com recirculação de água, inventado e patenteado por Sandra Morelli, professora do Instituto de Genética e Bioquímica e Luiz Carlos Guilherme, ex-professor de genética da UFU e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

A ferramenta é utilizada em um programa social da EMBRAPA que atende centenas de famílias dos estados do Piauí e Maranhão. Intitulado de "Sisteminha" pelas comunidades atendidas, o sistema consiste  na criação de peixes em tanques, construídos com materiais simples como palha, barro, papelão, madeira, plástico e na reutilização das águas dos tanques para irrigar as plantas ao redor da casa. O projeto ensina como otimizar o uso da água das cisternas e ajuda tanto os moradores quanto o meio ambiente, da criação de peixes à irrigação das plantações.

A iniciativa desenvolvida pela EMBRAPA com a tecnologia da Agência Intelecto, foi a terceira colocada na categoria Instituições de Pesquisa e Universidades, no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, e recebeu R$ 30 mil para o investimento e aperfeiçoamento do programa.

A Agência Intelecto tem como missão promover e cuidar da proteção legal do conhecimento gerado na UFU, além de estimular e orientar a transferência dessa tecnologia para o setor produtivo. O público atendido pela Agência é a comunidade de pesquisadores da UFU e as empresas interessadas em fazer parcerias com a Universidade.

O debate acontece no dia 20/08 no auditório C/D do Bloco 5R, Campus Santa Mônica, das 9 às 12 horas.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2017. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal