21/09/2016 - 16:10 - Atualizado em 22/09/2016 - 09:47
Circuito Tela Verde acontece na Moradia Estudantil da UFU
Inscrições serão realizadas no local
Hiago Nascimento (Estagiário de Comunicação)

A Diretoria de Sustentabilidade Ambiental (DIRSU), em parceria com a Diretoria de Inclusão, Promoção e Assistência Estudantil (DIRES), exibirá a 7ª edição da Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, do Circuito Tela Verde. O evento ocorrerá neste sábado, 24 de setembro, das 15h às 17h na Moradia Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A mediação será realizada pelo fundador do animare.org.br, Marcelo Branco. O programa Animare é uma iniciativa realizada pela produtora de desenhos animados F7 Filmes que, por meio de ações educativas, busca ensinar todas as etapas de produção de desenhos animados para crianças da rede pública de ensino. Os episódios 1 e 6 produzidos nas oficinas da 2ª temporada do programa foram selecionados para serem exibidos na Mostra.

O Circuito Tela Verde é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria do Audiovisual (SAV), do Ministério da Cultura que reúne vídeos com conteúdo socioambiental para serem exibidos em todo território nacional e em algumas localidades fora do país. A Mostra tem o objetivo de divulgar e estimular atividades de Educação Ambiental, por meio da linguagem audiovisual. Dessa forma, os espaços de debate e reflexão crítica acerca das questões socioambientais são ampliados, promovendo e fortalecendo a Cidadania Ambiental.

Para essa edição foram selecionados 28 vídeos que abordam temáticas variadas como: resíduos sólidos, unidades de conservação, recursos hídricos, biodiversidade, grandes empreendimentos, entre outras. Além disso, essa edição conta com mais nove vídeos, fruto da parceria feita com a Sesame Workshop. As mostras serão realizadas em 543 espaços exibidores. As exibições serão acompanhadas de discussões, com o objetivo de promover entre os expectadores o conhecimento da realidade nacional, a reflexão e o aprofundamento dos conteúdos apresentados nos vídeos, motivando a reflexão e intervenções que fortaleçam a sociedade.

A parceria entre DIRES e DIRSU surgiu da necessidade de se estabelecer ações de sensibilização junto aos estudantes residentes, no que diz respeito à responsabilidade socioambiental, sendo as primeiras ações direcionadas ao desenvolvimento de projetos que abrangem reciclagem de resíduos e horta orgânica na Moradia Estudantil da UFU.

O evento é gratuito e direcionado aos estudantes da moradia estudantil. Haverá emissão de certificado aos participantes.

TÓPICOS: