24/10/2016 - 08:33 - Atualizado em 24/10/2016 - 08:41
HCU-UFU promove atividades na semana do Dia Mundial do AVC
Atividade será no sábado 29/10
Juliana Valéria

O dia 29 de outubro é o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Para marcar a data, o Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) está com uma programação especial.

Além de reuniões e capacitações com as equipes internas realizadas na semana passada, hoje, 24, haverá panfletagem no HCU, e no dia 29 (sábado) tenda de informação na Praça Tubal Vilela, com aferição de pressão arterial, medidas de peso e glicemia capilar, orientações à população quanto à prevenção, sinais e sintomas de AVC e como proceder em caso de suspeita da doença.

No dia 26, a partir das 17h, no anfiteatro do Bloco 8C, campus Umuarama, será realizado também o I Simpósio do Dia Munidal do AVC, com palestras e troca de experiências sobre o tema: “AVC tem tratamento: vidas podem ser melhoradas com conscientização, acesso e ação”. Haverá ainda, no mesmo dia e local, um Workshop de Capacitação em AVC com foco no fluxograma de atendimento agudo e crônico ao paciente com AVC em Uberlândia.

Encerrando as atividades, no dia 30, haverá uma manhã de atividades no Parque do Sabiá, a partir das 8h, com caminhada, outras atividades físicas e de lazer, e tendas de informações sobre o AVC.

AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma epidemia global que ameaça a vida, a saúde e a qualidade de vida da população. A cada ano, segundo dados da Worls Stroke Organization, 17 milhões de pessoas têm um AVC no mundo, 6,5 milhões morrem e 26 milhões vivem com incapacidade permanente. O AVC é a segunda causa de morte e a que mais incapacita no Brasil. A identificação precoce dos sintomas e o tratamento de emergência em Unidade especializada aumentam, consideravelmente, as chances de boa recuperação.

Mais informações: http://campanhaavc.wixsite.com/2016

Assessoria de Comunicação do HCU-UFU