COMUNICAÇÃO

Livro de professor de Jornalismo da UFU é um dos mais vendidos na Amazon

Obra de Rafael Venâncio aborda ação na narrativa

Publicado em 28/03/2017 às 09:24 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:59

O professor Rafael Duarte Oliveira Venâncio, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), lançou neste mês o e-book “O Modelo de Greimas: entendendo a ação na narrativa”. O livro pode ser adquirido na loja brasileira da Amazon e já esteve entre os 10 mais vendidos da categoria Cinema e Televisão.

O professor trabalha, desde o início de sua carreira acadêmica, com as ideias do linguista Algirdas Julius Greimas e, com isso, decidiu lançar um livro sobre a principal ideia do autor em seu centenário, mostrando a atualidade dos estudos dele e como podem ser aplicados em qualquer tipo de narrativa. “O estudo da narrativa é um campo fascinante e merece uma atenção crescente. Assim, além de artigos científicos, é importante livros para discutir o tema em profundidade. O modelo atuacional é uma importante metodologia dos estudos da narrativa, campo chamado por Greimas e por outros autores de Narratologia, e não tinha nenhum livro em português exclusivo sobre o tema”, esclarece Venâncio.

O e-book apresenta uma análise do modelo atuacional e como ele pode ser aplicado na análise de diversos tipos de narrativas. O professor utiliza livros clássicos, best-sellers, filmes, séries e narrativas de jogos, além de proporcionar um diálogo dos conceitos de Greimas com as ideias de Jacques Lacan, Umberto Eco, Jean-Paul Sartre, entre outros, para construir um arcabouço teórico sobre Narratologia.

No dia 17 de março, o e-book ficou entre os dez mais vendidos na categoria Cinema e Televisão da Amazon brasileira. Para o professor, isso foi “uma felicidade e um reconhecimento gigantescos e mostra a importância de debatermos Greimas nos dias atuais”. Hoje, o livro é o 12º no número de vendas da mesma categoria.

Printscreen do dia 17 de março de 2017

Palavras-chave: e-book narrativa Greimas Jornalismo