Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

02/03/2017 - 11:09 - Atualizado em 06/03/2017 - 15:26
Professores de Medicina participam de especialização internacional em educação
Três docentes fazem o curso que forma especialistas em educação para profissões da saúde
por Autor: 
Letícia Brito (Estagiária de Graduação)

Danilo Borges Paulino, Tânia Maria da Silva Mendonça, Alessandra Carla de Almeida Ribeiro e Gustavo Antonio Raimondi em sessão presencial do Programa Faimer Brasil 2017 (foto: arquivo pessoal)

Melhorar a saúde oferecida à população, por meio da educação. Esse é o objetivo da especialização para educação nas profissões da saúde, promovido pela Foundation for Advancement of International Medical Education and Research (Faimer) - em tradução livre, Fundação para o Avanço da Educação e Pesquisa Médica Internacional - e realizada pela Universidade Federal do Ceará. Três docentes da Faculdade de Medicina (Famed/UFU) participaram, em fevereiro, de sessões presenciais do curso.

A especialização faz parte do Programa Faimer Brasil e conta com apoio e financiamento da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde., Ela é realizada no período de dois anos, com duas sessões presenciais, realizadas em Fortaleza, e duas sessões à distância, que têm duração de onze meses. A cada ano, o programa seleciona docentes por meio de processo seletivo que avalia currículo e uma proposta de inovação para as instituições onde eles lecionam.

Os professores Danilo Borges Paulino, Gustavo Antonio Raimondi e Tânia Maria da Silva Mendonça participaram dessa última sessão presencial, contando com apoio da Famed. Na prática, o curso oferece, por exemplo, aprendizado em relação a temas como avaliação do estudante, pesquisa educacional, gerenciamento de conflitos e temáticas específicas da área, ou seja, questões com as quais os docentes lidam na rotina de aulas e no relacionamento com alunos.

O professor Danilo Paulino explica que, uma das atividades previstas, é o desenvolvimento de projetos de inovação, nas instituições de ensino em que atuam. "Quando fazemos  o curso de Medicina, mesmo com mestrado e doutorado, a formação em questões de pedagogia necessita de reforço . Esse curso dá as bases para podermos fazer um processo de ensino e aprendizagem melhor", aponta Paulino. 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2019. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal