05/04/2017 - 15:17 - Atualizado em 05/04/2017 - 16:14
Bem-vindos: calouros chegam aos campi de Uberlândia
Gestão superior organiza semana de recepção que vai até sexta-feira, 07/04
Letícia Brito (Estagiária de Graduação)
Marcela Pissolato, Pedro Vitor Alves (Estagiários de graduação)

Alunos participam da semana de recepção no campus Umuarama. (Foto: Milton Santos)

Com os olhos brilhando, demonstrando ansiedade e um pouco de apreensão, calouros da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) estiveram presentes nas atividades de recepção promovidas pela administração superior da universidade. No campus Umuarama, o evento começou com uma apresentação do Coral da UFU e, em seguida, gestores da UFU deram as boas-vindas aos ingressantes, apresentando o que a universidade oferece.

Apesar da timidez e bastante nervosismo, o novo aluno do curso de Biotecnologia, João Marcos de Oliveira Santos, contou que sempre pensou em trabalhar na área de genética e está satisfeito com a aprovação na UFU. “Também estou com um pouco de medo, porque a gente sai do ensino médio pra cá e às vezes parece ser um mundo diferente”, relata. Entre sorrisos e um olhar emocionado, Aline de Oliveira, do curso de Engenharia Ambiental, disse que está com muita saudade da família, a 900 km distante daqui, mas está gostando da universidade. “Eu escolhi pela qualidade do ensino e do que já tinha ouvido falar”, conta.

Aline e Elisa vieram de outras cidades para estudar na UFU, em Uberlândia. (Foto: Milton Santos)

Odontologia foi um dos cursos mais presentes na recepção, tanto com veteranos quanto com calouros. Luisa Fernandes e Maria Tereza Vidigal entraram agora e contaram que já se tornaram amigas. Ambas descreveram que estão realizando um sonho e o sentimento é de felicidade. Elisa Borges também é caloura do mesmo curso e disse, com brilho nos olhos, que quer participar de todas as atividades. “Gosto de estar envolvida, estou ansiosa e estar na UFU é uma boa oportunidade”, conta.

No campus Santa Mônica, os novos alunos pareciam estar com dúvidas ao participarem da Apresentação da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae). No evento, eles puderam ouvir esclarecimentos sobre como receber assistência psicológica e auxílios em alimentação, transporte e moradia.

A caloura do curso de Letras com domínio em Libras, Suzimara de Oliveira Dantas, conta com felicidade que não é a sua primeira vez como ingressante na UFU. Graduada em Pedagogia, ela falou como o primeiro contato com a UFU foi importante para ela. “A universidade é bem ampla e, particularmente, quando entrei eu não sabia nada sobre a UFU. Eventos como esse são muito importantes para mim, porque eu pude saber o quão a universidade está preocupada com o ingressante”, conta.

Colega de Suzimara, Scarlett Sara de Almeida está animada com seus primeiros dias como aluna da universidade. “Eu fiquei encantada com quantidade de pessoas diferentes no mesmo lugar, eu achei muito bacana, muito legal poder conviver com essas pessoas. Eu sempre via a UFU por fora, e eu já achava ela grande demais, quando entrei aqui vi o tanto que o campus é grande”, relata.

Ingressantes do campus Educa ouvem membros da reitoria. (Foto: Giovana Oliveira)

No campus Educação Física (Educa) o batuque do grupo de percussão da UFU sinalizava o início das boas-vindas aos calouros. Membros da reitoria os recepcionaram, logo em seguida, explicando questões que os ajudarão durante toda a graduação. Leandro Fernandes que tem 21 anos e a expectativa de se encontrar no curso de Educação Física, gostou do que viu. "Acho muito mais interessante essa ideia do que simplesmente ter um trote, porque estão falando sobre informações importantes, como de editais, por exemplo", explica.

"Esses serão os melhores anos da vida de vocês", ouviram os ingressantes, instantes antes de serem convidados a trocarem abraços e boas-vindas entre si. Como, para eles, a universidade é um ambiente novo, a semana de recepção tem papel de ajudar nas descobertas. "Tem a finalidade de instruir os alunos para fontes de pesquisa e acesso à informação, para que tenham uma melhor formação", afirma o diretor de ensino da UFU, Guilherme Saramago. A programação completa da semana de recepção pode ser encontrada no portal de eventos.