19/04/2017 - 09:51 - Atualizado em 20/04/2017 - 16:56
Professor Kerr recebe mais um título
Docente aposentado do Ingeb/UFU é homenageado pela Universidade Federal do Maranhão
Marco Cavalcanti

Foto de porta-retrato da Coleção Especial Dr. Warwick Estevam KerrUma mostra da produção científica do professor está disponível na Biblioteca do Campus Umuarama (foto: Marco Cavalcanti)

O professor aposentado Warwick Estevam Kerr, do Instituto de Genética e Bioquímica da UFU, recebeu, no dia 17 de abril, o título de “Professor Honoris Causa” da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O título é oferecido a personalidades que se distinguem pelo saber ou pela atuação em prol da Filosofia, das Ciências, da Técnica, das Artes e das Letras, ou ainda, pelo melhor entendimento entre os povos e/ou em defesa dos direitos humanos.

Entomologista, engenheiro agrônomo e geneticista reconhecido internacionalmente – principalmente por suas pesquisas com abelhas, Kerr fundou o Departamento de Biologia, o Laboratório de Genética (LabGeM) e o curso de Ciências Biológicas da UFMA.

Na UFU (1988-1999 e 2003-2010), Kerr implantou o curso de Pós-Graduação em Genética e Bioquímica em nível de mestrado (1994) e de doutorado (1999) e prosseguiu com suas pesquisas com abelhas, hortaliças e frutas.

Além da UFU e da UFMA, o cientista atuou em diversas outras instituições ao longo de mais de 60 anos de carreira: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Uma mostra das condecorações e da produção científica do professor está disponível na Coleção Especial Dr. Warwick Estevam Kerr, na biblioteca do Campus Umuarama.