18/04/2017 - 18:25 - Atualizado em 20/04/2017 - 15:25
Medicina festeja seu 'Jubileu de Ouro' no próximo fim de semana
Vários eventos marcam o cinquentenário do curso, incluindo baile de gala, homenagens aos dois fundadores, inauguração de um memorial, lançamento de obras e confraternização esportiva
Hermom Dourado

Mais de 4 mil médicos já foram diplomados pela UFU; neste registro, a 75ª turma, graduada em 2015. (Foto: Centro de Documentação e Memória do Curso de Medicina da UFU)

Os próximos dias serão históricos para o curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que neste ano completa cinco décadas desde o início de suas atividades. A programação das festividades oficiais do “Jubileu de Ouro” começa na sexta-feira (21/04), no Palácio de Cristal, com abertura às 14h30, e baile de gala iniciando às 23h.

No sábado (22/04), a partir das 10h, o roteiro terá uma visita especial ao Campus Umuarama, com o “Vivendo e Revivendo os 50 anos do curso”.  A ideia é promover um encontro de membros das 77 turmas de médicos já formados pela UFU e dar espaço para apresentações artístico-culturais desses ex-alunos. “Também faremos o descerramento de bustos dos professores José Olympio de Freitas Azevedo e João Fernandes de Oliveira, os dois fundadores do curso”, comenta Ben Hur Braga Taliberti, que é um dos 42 médicos que fazem parte da Comissão Organizadora.

Ainda de acordo com o professor, outros momentos que estão agendados para o próximo dia 22 são a inauguração do Centro de Memória e Documentação do Curso de Medicina e os lançamentos de duas obras especiais sobre o cinquentário. “Idealizei e coordenei a produção de um livro de 300 páginas apresentando fatos e fotos desta história. A outra obra que será lançada é uma brochura intitulada ‘Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia – Registros Históricos – 50 anos’. Tanto o livro como a brochura serão vendidos durante as festividades e, posteriormente, pela internet e no próprio Centro de Memória e Documentação”, informa Teliberti.

Curso agora conta com documentação especial em duas obras. (Imagem: Divulgação/Famed)

O encerramento da programação ocorre a partir das 14h, no Campus Educação Física, em uma confraternização esportiva que também contará com a presença dos atuais membros da Atlética. Para ficar por dentro de todas as informações, acesse o site do evento.

Acreditação

No embalo das celebrações pelo seu "Jubileu de Ouro", o curso de Medicina da UFU tem mais um motivo para comemorar: está entre as 19 escolas médicas que receberam um selo de acreditação conferido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Educação Médica (Abem). Para obter esse reconhecimento, foi necessário cumprir uma série de pré-requisitos exigidos pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), comprovando excelência em diversos aspectos, incluindo requisitos educacionais, perfil dos docentes, qualidade da gestão e da infraestrutura disponível.

O roteiro seguido compreendeu diferentes etapas: desde o preenchimento de um questionário on-line até visitas in loco, envolvendo dirigentes, docentes, estudantes e técnicos da escola, representantes da comunidade, da rede de saúde local e a equipe de avaliadores. A certificação vale por três anos, quando então os cursos serão reavaliados.

Acadêmico de Medicina presta atendimento no Hospital de Clínicas. (Foto: Milton Santos)

=> Veja também:

Medicina prepara comemoração de seus 50 anos