19/04/2017 - 16:39 - Atualizado em 20/04/2017 - 14:47
Pesquisadores da UFU lançam livro 'Cidades médias e região'
Versão digital está disponível para download gratuito
Fabiano Goulart

Divulgar pesquisas que abordam a realidade de cidades médias de diferentes regiões do país, revelando a complexidade da urbanização brasileira. Essa é a proposta central do livro “Cidades Médias e Região”, organizado pelos integrantes da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe): Hélio Carlos Miranda de Oliveira, da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (Facip/UFU); Maria José Martinelli Silva Calixto, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); e Beatriz Ribeiro Soares, do Instituto de Geografia (IG/UFU).

Resultado parcial do projeto de pesquisa "Cidades Médias: novos papéis, novas lógicas espaciais", financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o livro foi lançado durante o XIV Workshop da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias, realizado de 6 a 8 de março, em Chapecó (SC).

Nas palavras da pesquisadora Eduarda Marques da Costa, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, da Universidade de Lisboa, o livro discute temas que demonstram a importância demográfica e funcional e o papel dessas cidades nos processos de desenvolvimento no contexto regional em que se inserem. Fonte de consulta para pesquisadores, gestores municipais e demais interessados na temática, o livro resulta de pesquisas, no âmbito da geografia e da economia regional, que envolvem 18 universidades brasileiras, duas chilenas e uma argentina.

Consideradas como centros urbanos não metropolitanos, com grande disponibilidade de infraestrutura e que exercem importância regional, as cidades médias “são marcadas por relações e articulações que se dão a partir de diferentes escalas ou pela convergência de fluxos que as definem como nós da circulação de pessoas, de bens, de informações e de capital”, definem os autores Hélio Carlos e Maria José Martinelli.

A versão digital do “Cidades Médias e Região”, com 351 páginas, está disponível para download gratuito na página da Editora Cultura Acadêmica da UNESP, onde pode ser adquirida também a versão impressa da obra.