17/04/2017 - 19:40 - Atualizado em 20/04/2017 - 13:26
Inscrições abertas para projeto que possibilita obter dupla diplomação
Capes/Brafitec vai enviar acadêmicos e pesquisadores para universidades francesas
Hermom Dourado

Professora Vera Franco mostra um dos modernos equipamentos disponíveis para pesquisas no Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste. (Foto: Milton Santos)

Desde 1987, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec), desenvolve projetos em parcerias com universidades francesas. O início desta relação foi com a Universidade de Lyon e hoje, três décadas depois, praticamente todas as instituições de ensino daquele país que têm cursos nas áreas de Engenharias Mecânica e Mecatrônica e outras áreas de Engenharia já tiveram ou estão desenvolvendo trabalhos e pesquisas em conjunto com a UFU.

“Houve crescimento expressivo nesta relação principalmente nos últimos 12 anos, sob o comando da professora Raquel Santini na Diretora de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Drii).” A declaração é da professora Vera Lúcia Donizeti de Sousa Franco, atual coordenadora do curso de Engenharia Mecatrônica da UFU. Ela é responsável pelo projeto “Formação de Profissionais para Fortalecer a DD [dupla diplomação] nas áreas de Engenharia Mecânica, Mecatrônica e Materiais”, elaborado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e que tem como coordenadora na França a professora Éliane Fonseca, que é vinculada à universidade Ensta Bretagne e está à frente da Rede Polyméca, constituída também por outras sete instituições. Esse foi um dos 16 projetos aprovados no Programa Brafitec pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no Edital nº 24/2016 para o biênio 2017 e 2018.

Serão selecionados para receber esta bolsa três alunos de graduação da UFU matriculados em Engenharia Mecânica ou Engenharia Mecatrônica. Os interessados têm até o dia 26 de abril para efetuar a inscrição no processo seletivo. As regras do certame estão especificadas em edital publicado na página virtual da Drii.

A bolsa concedida pelo Brafitec é de um ano, prorrogável por seis meses caso o estudante opte pela dupla diplomação. “Os seis meses restantes serão custeados pelas empresas francesas nas quais os estudantes forem estagiar. Pelo convênio, o governo francês é responsável pelo encaminhamento para essas empresas. Com relação aos franceses que vêm para o Brasil, a dinâmica é bem semelhante, sendo que os estágios no último semestre podem ser realizados em laboratórios de pesquisa nas próprias universidades onde eles serão inseridos em projetos de pesquisas em parceria com empresas privadas, como, por exemplo, as pertencentes à Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii)”, esclarece Vera Franco.

Dentro deste projeto está contemplado também um intercâmbio de pesquisadores. Nesse sentido, a cada ano, tanto a UFU quanto a UFRGS irão enviar à França um profissional por ano para um período de aproximadamente 10 dias nos quais irão visitar locais de pesquisa com afinidade com os seus projetos.

A docente conta, ainda, que 10 alunos de Mecatrônica da UFU já conseguiram a dupla diplomação com bolsas do programa Erasmus Mundus, que é muito concorrido, uma aluna está com este processo em andamento e mais um estudante já foi selecionado para ir em busca desta certificação a partir de agosto.

Sobre o Capes/Brafitec

De acordo com a descrição constante na página virtual da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), este programa “consiste em projetos conjuntos de pesquisa em parcerias universitárias em todas as especialidades de Engenharia, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio em ambos os países e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos".