26/04/2017 - 10:01 - Atualizado em 02/05/2017 - 17:21
Universidade oferece a vestibulandos minicurso preparatório de Sociologia
Inscrições serão realizadas de 15 a 19 de maio
Hermom Dourado

Provas do vestibular da UFU serão aplicadas nos dias 3 e 4 de junho. (Foto: Milton Santos)

Com o intuito de realizar uma revisão de todo o conteúdo programático que será cobrado dos candidatos participantes do próximo vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Instituto de Ciências Sociais (Incis) está organizando um minicurso preparatório gratuito e aberto a 40 pessoas. "Esta é uma iniciativa do nosso Laboratório de Ensino de Sociologia (Lesoc) e as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, com formação de lista de espera para substituições em caso de desistências. As aulas serão ministradas nos dias 22, 23, 25, 29 e 30 de maio, sempre das 9h às 11h, e na sala 235 do Bloco H, no Campus Santa Mônica", informa a professora Elisabeth da Fonseca Guimarães.

O período de inscrições vai de 15 a 19 de maio, sendo que os interessados precisam se dirigir à sala 24 do Bloco H, em dias úteis, nos seguintes horários:  das 9h às 12h ou das 14h às 17h.

Confira a relação de temas de todas as aulas do Minicurso Sociologia - Vestibular UFU 2017: Sociologia Positivista: Émile Durkheim; Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista; Max Weber e a teoria compreensiva da Sociedade; A democracia moderna: Cidadania, direitos e deveres; Participação e representação (os problemas da ação coletiva); A concepção antropológica de cultura e a diversidade cultural – as manifestações culturais e políticas dos jovens no espaço urbano brasileiro.

Lesoc

Localizado na Sala 105 do Bloco U do Campus Santa Mônica, o Laboratório de Ensino de Sociologia foi criado em 2000 para atender às recomendações do Ministério da Educação (MEC) relacionadas à Licenciatura em Ciências Sociais. Seu funcionamento, desde então, esteve diretamente associado às atividades das disciplinas pedagógicas, em especial aquelas oferecidas pelo Incis. A proposta deste laboratório é contribuir com a prática docente das Ciências Humanas, de uma maneira geral, e de Sociologia no nível médio, em particular, uma vez que é objetivo da licenciatura formar professores para essa etapa da Educação Básica. Para mais informações sobre o Lesoc, acesse: www.lesoc.incis.ufu.br.