10/05/2017 - 17:10 - Atualizado em 12/05/2017 - 15:54
Estudantes são premiados por seus trabalhos de Iniciação Científica
Oito discentes foram homenageados nesta quarta-feira (10) no Conpep
Letícia Brito (Estagiária de Graduação)

Oito alunos receberam certificados na premiação, cada um deles representando uma das grandes áreas de conhecimento. (Foto: Letícia Brito)

A Iniciação Científica (IC) é um caminho para que alunos de graduação comecem a se aventurar no ambiente de pesquisa que a universidade proporciona. Nesta quarta-feira (10/05), oito graduandos foram reconhecidos pelos trabalhos que desenvolveram em suas ICs e premiados durante o Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (Conpep) da UFU.

O prêmio é referente ao VI Encontro de Iniciação Científica e Tecnológico. Nesse evento, que aconteceu no fim de 2016, centenas de alunos e seus orientadores fizeram apresentações orais sobre suas pesquisas de Iniciação Científica para uma banca examinadora de professores externa à UFU. Essa banca observou critérios como qualidade dos trabalhos e seus aspectos de inovação. Dentre os estudos, oito - um de cada grande área - foram selecionados como melhores do ano.

Letícia de Oliveira foi premiada na área de Engenharias pelo seu trabalho sobre qualidade da água no Rio Uberabinha. "Foi um trabalho de um ano pesquisando, escrevendo e fazendo as coletas mensais. Receber o prêmio é gratificante, fiquei bem orgulhosa de mim, do orientador e de outros estudantes que fazem parte do projeto", relata. Ela continua trilhando os caminhos da pesquisa e agora, que já se formou, ingressou no mestrado.

Na área de Ciência Sociais Aplicadas, a pesquisa premiada foi sobre a História Constitucional do Brasil, da aluna Kênia de Andrade, que cursa o sétimo período de Direito. "O prêmio é gratificante e inesperado porque sei que havia colegas com pesquisas muito boas também. Dá um incentivo para continuar nos estudos e nas pesquisas", conta.

Como concorrer ao prêmio?

De acordo com o diretor de Pesquisa da UFU, Kleber Del-Claro, neste ano já foi divulgado o primeiro edital e mais de 800 propostas de Iniciação Científica foram inscritas. Um segundo edital será lançado no segundo semestre e está previsto para o mês de agosto.

Os projetos selecionados receberão bolsa e os alunos terão o prazo de um ano para desenvolver a pesquisa. Após esse período, acontecerá a apresentação para a banca, no Encontro de Iniciação Científica. A partir daí, serão selecionados os oito projetos de destaque. O edital será divulgado nos sites da UFU e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp)

O UFU em Imagens traz fotos da premiação. Veja também a lista de todos os vencedores.