Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

18/05/2017 - 13:15 - Atualizado em 19/05/2017 - 11:34
Curso aborda coaching como estratégias de estudo e administração do tempo
Pró-Reitoria de Assistência Estudantil amplia serviços aos estudantes
por Autor: 
Fabiano Goulart

Aluísio Alves apresenta estratégias de xadrez aplicadas ao apoio pedagógico (Foto: Fabiano Goulart)

 

Administrar bem o tempo, melhorar o desempenho acadêmico e elaborar um projeto de vida. Com esses objetivos, a Diretoria de Inclusão, Promoção e Assistência Estudantil (Dires), da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), oferece aos alunos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) o minicurso “O coaching aplicado aos estudos universitários”. No minicurso serão compartilhados conceitos e práticas que podem auxiliar o aluno a administrar o tempo, conciliar vida pessoal e acadêmica e elaborar um projeto de vida.

“O coaching é um sistema de treinamento e desenvolvimento pessoal que pode ser aplicado em todas as áreas da vida humana, desde o esporte até a liderança e também na vida acadêmica. É, basicamente, um trabalho de autoliderança, ou seja, o estudante passa a ter autonomia para conduzir a própria vida acadêmica”, explica o pedagogo e coach Aluísio Alves, doutor em educação, que atua na Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (Dipae), vinculada à Dires.

Os alunos interessados podem participar de atividades e cursos de coaching em grupo ou mesmo receber atendimentos individuais de orientação pedagógica, como o desenvolvimento de estratégias de estudos a partir das técnicas do xadrez (Foto 1) que acontecem no Bloco 3 E, no Campus Santa Mônica.

 

Perfil do aluno

Três em cada quatro estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) têm dificuldades que interferem significativamente em suas vidas ou no contexto acadêmico. Essa constatação, registrada no relatório de pesquisa Perfil do graduando UFU, feita em 2014, ainda é um desafio a ser superado pelas universidades públicas brasileiras.

Dentre as diversas dificuldades identificadas na pesquisa - nos quase 10 mil questionários preenchidos, no universo de 23 mil -, os estudantes relataram problemas de natureza financeira (dificuldades financeiras e carga horária excessiva de trabalho), de natureza pessoal e psicológica, de natureza pedagógica (relativas à aprendizagem e ao ensino), de natureza material (relativa à infraestrutura da universidade) e ideológica (relativa a conflito de valores).

 

Assistência estudantil

Responsável por implementar a política de assistência estudantil nas áreas de serviço social, moradia estudantil, pedagogia, psicologia escolar/educacional, inclusão e promoção de igualdades na UFU, a Proae, por meio da Dires e da Diretoria de Qualidade de Vida do Estudante (Dirve), oferece diversas formas de apoio aos estudantes para sua permanência na universidade, melhoria do desempenho acadêmico e inserção na pesquisa científica, além de auxílio à participação em eventos acadêmicos, esportivos e do movimento estudantil. Para receberem bolsa de auxílio financeiro, os alunos devem, em contrapartida, cursarem, pelo menos, três disciplinas no semestre e manter um Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) mínimo de 60. 

Noriel Pereira é diretor de Inclusão, Promoção e Assistência Estudantil (Foto: Fabiano Goulart)

Segundo o diretor de Inclusão, Promoção e Assistência Estudantil, Noriel Viana Pereira, a Proae também desenvolve atividades de apoio aos alunos estrangeiros e de promoção das igualdades. “Temos rodas de conversas com os alunos estrangeiros para conhecer as possíveis fragilidade e apoiar a permanência desses alunos na UFU e também para a promoção das igualdades, com os trabalhos das diversas comissões que atuam na UFU na identificação e promoção das igualdades sejam elas de gênero, diversidade sexual,        étnicorracial, dentre outras”, afirma o diretor.

 

Apoio financeiro (Bolsas)

Acessibilidade

Alimentação

Alimentação

Creche

Cursos de idiomas (Central de Línguas – Celin/UFU)

Empréstimo de kit odontológico

Material didático

Mobilidade acadêmica

Moradia

Passagens para apresentação de trabalhos em eventos

Permanência (PBP/MEC)

Promisaes (SESu/MEC)

Transporte intermunicipal

Transporte urbano

 

Atendimentos e orientações

Atendimento e orientação pedagógica

Orientação social

Orientação psicológica

 

Saúde, esporte e lazer

Alimentação: subsídio de almoço e jantar nos RUs

Esporte: academias e centros esportivos universitários e realização de copas, torneios e olimpíadas

Transporte: para eventos esportivos, acadêmicos e de movimento estudantil

 

 

Serviço

- O quê? Minicurso: O coaching aplicado aos estudos universitários: projeto de vida e gestão do tempo

- Podem participar: estudantes regularmente matriculados na UFU

- Datas: 31 de maio, ou 01 de junho, ou 12 de junho, ou 13 de junho

- Horário: das 19h às 22h

- Local: Auditório 5 O G, Campus Santa Mônica - Uberlândia (MG)

- INSCRIÇÕES: pessoalmente, no Bloco 3 E, campus Santa Mônica, ou pelo site da PROAE na internet

 

Contatos

Pró-Reitoria de Assistência Estudantil

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bloco 3P (Prédio da Reitoria), sala 106 (1º andar)

Campus Santa Mônica - Uberlândia-MG; CEP 38400-902

E-mail: dires@proae.ufu.br

Fone: (34) 3291-8952

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2017. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal