30/05/2017 - 07:59 - Atualizado em 01/06/2017 - 17:46
Museu Dica participa do projeto ‘SBPC vai à escola’
Atividade estimula a interação entre cientistas e estudantes do ensino público
Portal Comunica UFU
Isabela Cardoso (estagiária bolsista - Museu Dica)

Milton Santos)

A exposição "Minerais e rochas" faz parte da programação do projeto (foto: Milton Santos)

O Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica) do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia (Infis/UFU) participará do "SBPC vai à Escola". O evento, lançado em 2015 pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), será realizado de 31 de maio a 2 de junho em Uberlândia. O projeto tem como objetivo estimular a interação entre cientistas e estudantes do ensino público, por meio de atividades nas escolas.

Segundo a professora do Instituto de Biologia (Inbio/UFU) Renata Carmo de Oliveira, uma das coordenadoras do evento, a participação do Dica é muito importante, pois o Museu  representa a divulgação científica dentro da Universidade Federal. "Estamos muito felizes de fazer parte do SBPC vai à Escola, que expressa o compromisso e a responsabilidade do pesquisador em despertar nas crianças e jovens o gosto pela ciência. Levaremos alguns brinquedos do acervo do Museu, para que os alunos possam interagir de forma divertida com conteúdos científicos", diz a professora Silvia Martins, coordenadora do Dica.

A abertura da programação do SBPC vai à Escola será no dia 31 de maio, às 19 horas, no anfiteatro 8C, no Campus Umuarama, com a presença do professor Jorge Cardoso, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que fará a apresentação da SBPC. Em seguida, o professor José Mariano Amabis, da Universidade de São Paulo (USP) abordará o tema "Ciência e o Ensino de Biologia".

No dia 1º de junho, das 9 às 12h e das 14 às 17h, no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe – Av. Prof. José Inácio de Souza, 1.958), o professor Jorge Cardoso, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ministrará a oficina "Decifrando Códigos: Projeto Imagine". No mesmo dia, 1º de junho, e no dia 2 de junho, sempre das 9 às 17 horas, no mesmo local, acontecerão as exposições "Diversão com Ciência e Arte", do Museu Dica/Infis/UFU, "Paleontologia", do Laboratório de Paleontologia, do Inbio/UFU, e "Minerais e Rocha", do Instituto de Geografia (IG/UFU).

Dia 2, das 9 às 16 horas, no Cemepe, serão oferecidas diversas oficinas. "Herança Genética: com quem pareço?" será ministrada pela professora Eliana Beluzzo Dessem (USP). "Neurociências: Por que dói?" será abordado pela professora Cassia Silva (UFU); "Esse Trem de Transcrição" e "Embaralhando Mendel" serão proferidos pelos professores Aline Souza, Isabela Ferreira, Jéssica Silva, Victor Felix Bastos e Ana Bonetti (UFU).  Os temas "Amino Game 2.0" e "Memoprotein" serão abordados pelos professores Paulo Mestanza, Vitor de Freitas e Veridiana Rodrigues Ávila (UFU). "Espaço Botânico" será proferido pela professora Luciana Nascimento Custódio (UFU). E "O Doce Jardim nas Escolas" será abordado pela professora Fernanda Helena Ferreira (UFU).

Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails dica@infis.ufu.br e carmoliveira@ufu.br