17/05/2017 - 10:34 - Atualizado em 17/05/2017 - 13:51
Orientação psicológica aos acadêmicos de Uberlândia tem horários ampliados
Serviço oferecido pela Divisão de Saúde agora ocorre às quartas e quintas-feiras
Hermom Dourado

Michele Falco explica que a equipe de psicólogas da UFU recebe diversos tipos de caso. (Foto: Marco Cavalcanti)

Com o intuito de melhorar os atendimentos aos estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), disponibilizando mais opções de dias e horários, a Divisão de Saúde (Disau) está implantando, a partir desta quarta-feira (17/05), uma nova escala para os serviços de orientação psicológica. Antes restritos às manhãs e tardes de quartas-feiras e com capacidade máxima para seis consultas por semana, agora eles ocorrem às quartas-feiras, das 7h30 às 11h30, e às quintas-feiras, das 13h às 16h. Com esses novos horários, o total de consultas semanais semanais subiu para oito - sendo quatro por dia.

A coordenadora da divisão, Michele Falcocomenta que os atendimentos são por ordem de chegada, com vagas limitadas, e que isso se faz necessário pensando na qualidade do serviço, pois a equipe é pequena diante da demanda: "Estamos em quatro psicólogas para atender um universo de aproximadamente 15 mil alunos espalhados pelos quatro campi da UFU em Uberlândia e temos mais uma em cada unidade fora de sede, ou seja, em Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. As conversas com os alunos podem durar até duas horas e esse cuidado é importante, tendo em vista que recebemos desde casos mais simples, como calouros que estão em dúvida se escolheram o curso certo ou com saudades de casa e da famíliaaté outros mais graves, em que a própria vida do estudante está em risco e é necessário um encaminhamento para internação".

Ainda de acordo com ela, este tipo de atendimento da Disau ocorre basicamente em duas frentes: orientação e acolhimento. "A orientação é o que fazemos nestas consultas às quartas e quintas, que são abertas a todos os estudantes da UFU e têm um caráter mais pontual, podendo ser conversas nossas com as famílias, encaminhamentos para avaliação médica ou psicoterapia, por exemplo; tudo vai depender também da realidade de cada um, inclusive na questão financeira. Já o acolhimento por enquanto está restrito aos bolsistas de assistência estudantil e, normalmente, acontece em quatro encontros, ao longo dos quais vamos verificar as principais queixas e demandas urgentes e tentar fazer intervenções iniciais. Terminado este período, fazemos uma avaliação individualizada de cada caso e, se necessário, podemos estender por mais algum tempo este acompanhamento ou dar o encaminhamento para cuidados de profissionais fora da UFU. Infelizmente, não temos como realizar este trabalho ao longo de todo o tempo de graduação do aluno", informa.

A Disau está instalada no Bloco 3E do Campus Santa Mônica. Quem tiver interesse em obter mais informações sobre os serviços disponibilizados pela divisão pode entrar em contato via e-mail (disau@proae.ufu.br) ou telefone (3230-9558). Outra opção é navegar pelo portal da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae).