18/05/2017 - 16:24 - Atualizado em 26/05/2017 - 20:38
UFU convida alunos a opinarem sobre assistência estudantil
Com os dados, a instituição desenvolverá atividades que promovam a igualdade
Jussara Coelho
Foto: Marco Cavalcanti

Buscando conhecer as necessidades dos alunos da UFU, a Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (Dipae) da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) disponibiliza formulários para os estudantes da instituição com a finalidade de coletar e analisar dados e, assim, elaborar ações para a promoção da igualdade. São ações voltadas para promoção da diversidade sexual e o atendimento ao público LGBT+ e de igualdade racial na UFU. De acordo com Klenio Antonio Sousa, coordenador da Dipae,  a universidade garante o sigilo das informações cedidas de quem responder ao questionário.

São dois formulários, um voltado para a igualdade racial e o outro de diversidade sexual. No de igualdade racial, o aluno vai dizer se já foi vítima de racismo dentro da universidade e se já presenciou algum caso na instituição. O de diversidade sexual segue a mesma linha. “O discente irá responder questões para que a UFU saiba se ele sofreu alguma discriminação por orientação sexual, por manifestação de afetos no âmbito da universidade, se foi vítima ou presenciou alguma ação nesse sentido, da discriminação por orientação, pela diversidade sexual, por ser diferente também”, explica Sousa.

O coordenador enfatiza ainda: “a gente sabe que a discriminação existe, por isso, precisamos mapear para fazer ações pontuais, resguardado o sigilo do aluno, pois muitas vezes ele não vai querer ir até a Dipae ou até a Ouvidoria para dizer o que está acontecendo. Muitos casos acontecem, e a gente saber que acontecem, que acabam gerando um silenciamento desse discente. Então, esses formulários são formas de dar voz para esses alunos que estão silenciados, que estão amordaçados”.

A ação acompanha as orientações do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) - executado no âmbito do Ministério da Educação (MEC) -, que busca viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas (assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico) que buscam combater situações de repetência e evasão. A Proae é a pró-reitoria mais recente da UFU, criada no primeiro semestre de 2016. Por isso, de acordo com Sousa, essa é a primeira ação para nortear as demais ações da Dipae. Esses formulários estão na página da Proae no Facebook e estão disponíveis o ano todo.