11/05/2017 - 15:48 - Atualizado em 17/05/2017 - 14:18
UFU Patos de Minas passa a funcionar também em Prédio dos Pavonianos
Local foi cedido à instituição pela Prefeitura patense
Jussara Coelho

Edifício dos Pavonianos (foto: Matheus Gomes)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em nova parceria com a Prefeitura Municipal de Patos de Minas, começa a utilizar, neste mês (maio/2017), o Prédio dos Pavonianos (Rua Padre Pavone, 294, Bairro Rosário). A necessidade do novo local de funcionamento surgiu após a criação dos cursos de mestrado oferecidos pela UFU na cidade.

De acordo com o assessor administrativo do Reitoria no Campus Patos de Minas, Matheus de Souza Gomes, os cursos de mestrado estavam utilizando salas de aula compartilhadas no Palácio dos Cristais (prédio localizado na Rua Filomena Macedo de Melo) e ainda não tinham local para secretaria ou sala de reuniões. No local onde funciona a biblioteca atualmente, serão acomodadas as duas pós-graduações e a assessoria da Reitoria no campus. Alguns setores já estão funcionando no Pavonianos, como a sala dos professores e parte das salas de aula da graduação e auditório.

Outro setor que também passará a funcionar no edifício é a biblioteca, mas essa, em decorrência do semestre acadêmico, somente será transferida para o novo local nas férias dos discente da UFU. “A mudança do local da biblioteca tem que ser realizada em um período mais calmo na universidade, então, provavelmente no período de férias do calendário acadêmico faremos a mudança para o Pavonianos”, explica Gomes.

Com o novo espaço há a possibilidade de que comece a funcionar um Restaurante Universitário (RU) em Patos. “Houve uma conversa da professora Elaine Saraiva Calderari, pró-reitora de Assuntos Estudantis, com a Prefeitura Universitária e a gente levantou a possibilidade de implantar um míni-RU no Prédio dos Pavonianos. Essa possibilidade ainda está sendo estudada. Mas é algo que a gente vai batalhar para fazer para que a assistência estudantil chegue a todos os discentes e servidores”, elucida Gomes.

A cessão do prédio, de acordo com o assessor, se dá por tempo indeterminado, até que fiquem prontos os os blocos do Campus Patos de Minas. O primeiro bloco está previsto para ser entregue à comunidade em 2018.