15/05/2017 - 10:28 - Atualizado em 22/05/2017 - 13:53
UFU promove evento sobre saúde mental do estudante
"Desamparos Diários: a tarefa do autocuidado" acontece nos dia 26 e 27 de maio
Talita Vital (Estagiária de Graduação)

Ambiente acadêmico estressante faz com que alguns discentes entrem em um estado de adoecimento mental. (Foto: Marco Cavalcanti)

Ser universitário não é fácil. As exigências dos cursos, as provas, a pressão sobre o futuro, o mercado de trabalho e a nova rotina requerem que os alunos se ajustem de forma rápida ao ambiente acadêmico. Dessa forma, a universidade pode ser estressante a ponto de levar os alunos a desenvolverem problemas psicoafetivos, por vezes desconhecidos.

Pensando nas demandas inerentes à vida universitária, a Divisão de Saúde (Disau), vinculada à Diretoria de Qualidade de Vida do Estudante (Dirve) e à Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), promove nos dias 26 e 27 de maio o evento “Desamparos diários: a tarefa do autocuidado”, no Anfiteatro 5S do Campus Santa Mônica da UFU.

O evento, que é gratuito e tem caráter multidisciplinar, conta com palestra, atividades artístico-culturais e intervenção associando Psicologia e Arte.  As inscrições devem ser feitas no site da Proae.

O objetivo é promover um espaço de acolhimento, escuta, identificação e informação sobre como procurar ajuda para os impasses e as angústias corriqueiras no ambiente acadêmico e até mesmo fora dele.

O estudante Rafael Simões de Sousa Godói, do curso de Psicologia, bolsista da Proae na área de saúde e um dos idealizadores do evento, diz que "é comum que o ingresso na faculdade seja considerado um momento de muita alegria, entretanto, algumas expectativas em relação a esse momento podem ser frustradas. Isso não deixa de ocorrer também com os estudantes da UFU, que possuem uma realidade caracterizada por filas nos restaurantes universitários, transporte coletivo superlotado e uma competição nada saudável que alguns cursos impõem entre os estudantes desde o seu ingresso. Esses e outros desagrados vão contra as expectativas da maioria dos estudantes em relação à universidade. Esse cenário gera um ambiente acadêmico estressante e consequentemente faz com que alguns discentes entrem em um estado de adoecimento mental.”

Evento: Desamparos diários: a tarefa do autocuidado

Data e horário: 26/05, das 18h30 às 22h30; e 27/05, das 12h30 às 17h30

Local: Anfiteatro 5S do Campus Santa Mônica