14/06/2017 - 18:10 - Atualizado em 21/06/2017 - 18:19
Índice de Preço ao Consumidor de maio é divulgado
A variação inflacionada foi de 0,08%
Giovana Oliveira (Estagiária de Graduação)

Álvaro Fonseca é economista e um dos responsáveis pelo IPC (Foto: Giovana Oliveira)

Na tarde desta quarta-feira (14/6), o boletim do Índice de Preço ao Consumidor (IPC) do mês de maio em Uberlândia foi divulgado. Segundo o documento, publicado pelo Centro de Pesquisas Econômico-Sociais do Instituto de Economia da UFU (Cepes/IE), o índice inflacionário do período foi de 0,08%. De acordo com o economista do centro Álvaro Fonseca, o resultado obtido “foi um índice que se alinhou a uma tendência nacional”.

Dentre os nove itens que compõem a análise do IPC, o de Transportes se destacou, apresentando a variação positiva mais elevada, com 2,01%. Fonseca afirma que esse resultado se deve principalmente às despesas com os veículos.

Juntamente com o IPC, o Cepes divulgou o boletim com os preços da cesta básica em Uberlândia e o salário mínimo necessário para a aquisição dessa cesta. De acordo com a pesquisa, o gasto mensal com a cesta no mês de maio foi de R$ 370,20, necessitando de um salário mínimo de R$ 3.110,05.

O boletim completo está disponível no site do Cepes.

SOBRE O CEPES

Vinculado ao Instituto de Economia da UFU, o Cepes realiza pesquisas relacionadas a índices sociais e econômicos, nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Neste ano, o Centro voltou a divulgar os boletins após reestruturações.

TÓPICOS: