26/06/2017 - 12:15 - Atualizado em 26/06/2017 - 16:31
UFU promove curso de Microbiologia e Imunologia para professores da rede pública de ensino
As inscrições vão até 30 de junho
Talita Vital (Estagiária de Graduação)

Representação da membrana plasmática. (Foto: Divulgação)

O Programa de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (RedeUFU/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura-Proexc) realiza o curso: Microbiologia e Imunologia ao alcance de todos. O evento conta com a coordenação das professoras Mônica Camargo Sopelete e Rosineide Marques Ribas, ambas do Instituto de Ciências Biomédicas (ICBIM/UFU) e a  participação de alunos de graduação dos cursos de Medicina, Enfermagem e Biologia e de mestrandos e doutorandos do curso de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicada da UFU.

O objetivo é promover a integração da teoria com a prática em temas comuns à Microbiologia e Imunologia. O evento é voltado a docentes de Ciências e Biologia, dos ensinos fundamental e médio, da rede pública de ensino (municipal e estadual). Os encontros serão pela manhã, nos dias: 19 de agosto, 23 de setembro, 28 de outubro e 25 de novembro de 2017, no Campus Umuarama, em local a ser confirmado posteriormente.

O curso acontecerá em dois módulos, com atividades a distância e presenciais. Serão empregadas algumas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e o World Café, como recurso de inteligência/educação conversacional.

A professora Mônica Camargo Sopelete afirma que o curso “tem o intuito de fortalecer a troca de saberes com o público-alvo”. Além disso, a professora acredita que o curso ajudará na formação dos alunos envolvidos e futuros professores.

O curso conta com aulas práticas, discussão de demandas e dificuldades dos professores nas áreas da Microbiologia e Imunologia e aprendizado de temas definidos pela organização. “Não queremos ensinar, queremos complementar e atualizar os conhecimentos nessas áreas que estão presentes nas grades curriculares do ensino Médio e fundamental” explica Sopelete.

Para participar deve-se encaminhar um e-mail para microimunoaoalcancedetodos@gmail.com. Após esse procedimento, a organização enviará, via e-mail, um formulário para conclusão da inscrição. As vagas são limitadas e o período de inscrição termina no dia 30 de junho. O curso é gratuito e haverá emissão de certificado pela Proexc/UFU.

Mais informações na página do Facebook.