Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

19/07/2017 - 20:36 - Atualizado em 19/07/2017 - 20:57
Aluna da UFU apresenta pesquisa premiada em reunião da SBPC
Bruna Duarte estudou o manual de Afrânio Peixoto sobre história da educação
por Autor: 
Diélen Borges

Trabalho de Bruna Duarte foi apresentado na sessão de pôsteres (Foto: Diélen Borges)

 

Uma aluna da Enfermagem, orientada por um professor da Faculdade de Educação, pesquisa como um médico escreveu sobre História. Por isso, a 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Belo Horizonte (MG), que reúne todas as áreas do conhecimento, pareceu desde o começo o melhor lugar para Bruna Duarte apresentar seu trabalho tão interdisciplinar.

A pesquisa de iniciação científica intitulada “O manual ‘Noções da História da Educação’ de (Júlio) Afrânio Peixoto: a presença de um médico na escrita da historiografia da educação brasileira na década de 1930”, orientada pelo professor Décio Gatti Júnior, foi considerada a melhor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em 2016, na área de Ciências Humanas (leia mais sobre a pesquisa e o concurso). Como prêmio, Bruna Duarte ganhou a viagem a Belo Horizonte para participar da reunião da SBPC como expositora.

Evento em Belo Horizonte reúne todas as áreas do conhecimento (Foto: Diélen Borges)

“Desde quando eu fiquei sabendo da premiação, eu pesquisei algumas coisas e eu já sabia que era um evento científico de amplitude, com todas as áreas. Mas quando eu comecei a vivenciar foi realmente surpreendente”, conta a estudante, dizendo-se honrada por ser a única representante discente da UFU no evento. “Ontem, na ExpoT&C, teve uma exposição de uma professora sobre geologia e eu nunca imaginei que eu ia ficar um tempo vendo uma explicação sobre geologia”, exemplifica.

A interdisciplinaridade entre Enfermagem e Educação, para Duarte, gera saúde. “Quando o enfermeiro começar a atuar de fato na educação vai diminuir muito a quantidade de pessoas que vão para o hospital. E entender como essa origem se dá faz a gente ser um bom educador em saúde”, afirma. “Eu acredito que a nossa formação profissional e pessoal é como se fosse um quebra-cabeça: a gente vai encaixando várias áreas”, defende a estudante.

A 69ª Reunião da SBPC acontece até sábado (22/7), no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG).

Leia mais:

Diplomacia científica e interdisciplinaridade são temas de mesas coordenadas por pesquisadores de Uberlândia

UFU participa do maior evento científico da América Latina

Interação com ciência e cultura marcam segundo dia de reunião em Belo Horizonte

SBPC na UFMG

69ª Reunião da SBPC

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2019. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal