18/07/2017 - 21:46 - Atualizado em 20/07/2017 - 08:27
Diplomacia científica e interdisciplinaridade são temas de mesas coordenadas por pesquisadores de Uberlândia
Reunião em Belo Horizonte acontece até sábado (22)
Diélen Borges

Professores Ivan da Costa Marques (UFRJ), Carlos Henrique de Carvalho (UFU) e Luciano Mendes de Faria Filho (UFMG) participaram da mesa sobre diplomacia (Foto: Diélen Borges)

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, professor Carlos Henrique de Carvalho, coordenou, nesta terça-feira (18/7), a mesa-redonda Diplomacia Acadêmico-Científica Brasileira e suas Relações com as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, durante a 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Belo Horizonte. Completaram a mesa os professores Ivan da Costa Marques, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Luciano Mendes de Faria Filho, da UFMG.

Os debatedores falaram sobre a importância de se pensar diplomacia para além das questões econômicas, englobando também a ciência e a cultura. “É uma das dimensões fundamentais para a internacionalização da pesquisa brasileira”, disse Faria Filho. O docente da UFMG refletiu sobre os aspectos linguísticos que envolvem a produção e comunicação científica, especialmente o predomínio da língua inglesa. “Não dá para ser uma língua única. Tem coisa que não é possível dizer em inglês. Língua é componente substantivo da cultura”, declarou.

Marques criticou os rankings internacionais que classificam as universidades. Na maioria deles, as instituições brasileiras aparecem nas posições mais abaixo da lista, mas, segundo o professor da UFRJ, os critérios adotados - como número de prêmios Nobel na universidade - são fora da realidade dos países do hemisfério sul.

O representante da UFU, professor Carvalho, vinculado à Faculdade de Educação (Faced), defendeu a necessidade de se questionar “o que queremos com a política de internacionalização brasileira”. O pró-reitor falou sobre a criação e as mudanças em programas do Governo Federal como o Ciência sem Fronteiras, que neste ano passou a ser o Mais Ciência, Mais Desenvolvimento, sem que os pesquisadores e as instituições fossem ouvidos. “Programas são anunciados, mas não somos convidados [a construí-los juntos]”, afirmou.

Carvalho falou ainda sobre a forma como os recursos financeiros são consumidos pela ciência no Brasil. Segundo ele, a maior parte do orçamento é destinada às bolsas e poucos recursos são repassados para o investimento na própria pesquisa.

Interdisciplinariedade

Em outra mesa-redonda, nesta terça-feira (18/7), o professor Emerson Fernando Rasera, do Instituto de Psicologia (IP/UFU), comandou o debate sobre Caminhos para a Promoção da Interdisciplinaridade na Psicologia Social: por Práticas Decoloniais na Pesquisa.

Dolores Cristina Gomes Galindo (UFMT) falou em mesa coordenada por Emerson Fernando Rasera (UFU) (Foto: Diélen Borges)

Uma das debatedoras, a professora Luciana Kind do Nascimento, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), convidou o público para participar do XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso), que acontecerá de 1º a 4 de novembro na UFU.

Também participaram da mesa as professoras Dolores Cristina Gomes Galindo, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), e Claudia Andréa Mayorga Borges, da UFMG.

UFU participa do maior evento científico da América Latina

Interação com ciência e cultura marcam segundo dia de reunião em Belo Horizonte

SBPC na UFMG

69ª Reunião da SBPC