26/07/2017 - 16:44 - Atualizado em 27/07/2017 - 08:59
Professores da UFU lançam livro na USP sobre metodologias de aprendizagem
Obra é fruto de parceria entre docentes das duas universidades e será lançada na UFU em outubro
Letícia Brito (Estagiária de Graduação)

Três professores que lecionam em cursos da área de Negócios decidiram reunir esforços para lançar um livro sobre metodologias de aprendizagem. A partir dessa ideia, concretizou-se a obra "Revolucionando a sala de aula", lançada na Universidade de São Paulo (USP), nesta quarta-feira (26/07), durante o Congresso de Contabilidade e Controladoria da USP.

O livro é voltado para professores de cursos como Administração, Economia e Direito, porque apresenta estratégias de ensino (técnicas) voltadas especificamente para a aprendizagem dessas áreas do conhecimento relacionadas ao campo dos Negócios. Trata-se de uma parceria entre docentes da UFU - Edvalda Araújo Leal e Gilberto José Miranda, da Faculdade de Ciências Contábeis (Facic) - e a docente Silva Pereira de Castro Casa Nova, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Os três organizaram textos de diferentes autores que compõem o livro.

O livro

O foco da publicação é apresentar metodologias ativas de aprendizagem que contribuem para que o professor consiga envolver os estudantes. De acordo com a professora Edvalda Araújo, são "metodologias ativas em que o aluno não fica somente como espectador, mas pode participar do processo de aprendizagem".

O livro vem com um código, por meio do qual o professor pode acessar conteúdos online (videoaulas, por exemplo), para exemplificar como colocar essas técnicas em prática. "Há a parte teórica, mas tem exemplos de como usar. É um livro prático", esclarece Araújo.

Alguns exemplos de técnicas que o livro apresenta são: utilizar o método de estudo de caso, storytelling (uso de livros de história para ensinar) e técnica teatral. O livro explica esses e outros métodos e apresenta exemplos práticos sobre eles.

Lançamento na UFU

O livro será lançado também na UFU, durante o II Congresso UFU de Contabilidade, nos dias 19 e 20 de outubro. Mais informações sobre o evento são encontradas no Portal de Eventos