10/08/2017 - 11:58 - Atualizado em 11/08/2017 - 15:20
UFU sedia reunião de pró-reitores de Planejamento e Administração
Encontro é preparatório para fórum nacional
Marco Cavalcanti

Fazem parte do Forplad Sudeste 21 instituições, entre universidades, institutos e centros de educação tecnológica federais.(Foto: Ygor Rodrigues)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) sediou, nesta quinta-feira (10/8), a reunião de trabalho da Regional Sudeste do Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad), órgão da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A reunião é preparatória para o próximo encontro nacional, a ser realizado de 23 a 25 de agosto, em Palmas (TO), na Universidade Federal do Tocantins (UFT). O Forplad realiza quatro encontros nacionais por ano. Fazem parte do Forplad Sudeste 21 instituições, entre universidades, institutos e centros de educação tecnológica federais.

“Os assuntos que a gente discute são relacionados ao planejamento, ao financiamento das instituições, aos modelos de distribuição de recursos - tanto entre as instituições, quanto internamente”, explica Darizon Alves, pró-reitor de Planejamento e Administração da UFU. “Discutimos, também, como estamos nos apropriando e obedecendo às orientações das portarias, das instruções normativas que vêm do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP)”, acrescenta.

Uniformizar os procedimentos e apresentar as “boas práticas” de planejamento e administração das instituições são alguns dos objetivos do encontro. Na reunião desta quinta-feira, a UFU mostrou sua experiência com as matrizes de distribuição de recursos das unidades acadêmicas. Outro relato da unversidade se refere ao relacionamento formal com fornecedores. “Nós temos algumas formalidades aqui e que não são seguidas por todo o sistema”, comenta Alves.

Representando o MP, a assistente técnica Maria Arcângela Casagrande apresentou o painel “Concepção e aplicação da Instrução Normativa 02/2016”, que trata da calendarização de pagamentos que são realizados pelas instituições.

Em outro painel, com o tema “A Universidade Federal Fluminense pós Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)", a apresentação foi feita pelo pró-reitor de Planejamento da UFF, Jailton Gonçalves.

As atividades aconteceram no prédio da Reitoria (Campus Santa Mônica) e no anfiteatro da Fundação de Apoio Universitário (FAU).